Gestão

First Class: Fatores essenciais para uma estratégia de sucesso em logística

24/07/2015 • por meuSucesso .com

Na First Class desta semana, Alessandro Micelli aborda o tema

Se existe um empresário que soube conquistar seu próprio território para depois expandi-lo, este foi Deusmar Queirós, criador da rede de farmácias Pague Menos. E como um bom conquistador, ele precisou manter seu foco na estratégia para alcançar seus objetivos. E uma das áreas às quais ele costuma dar atenção crucial e tem papel fundamental em seu negócio é a logística.

O segredo do sucesso desse empreendedor em logística, na verdade, não é segredo. Sua receita pode, muito bem, ser aprendida e é o tema da mais nova First Class disponibilizada para os assinantes do meuSucesso.com

Para falar sobre estratégias em logística, tomando como base o case de Deusmar, o meuSucesso trouxe o professor e consultor de gestão empresarial Alessandro Micelli. Na aula, ele detalha vários aspectos dessa atividade e aponta ações que precisam ser implementadas para garantir a eficiência.

Micelli explica que a gestão da logística de uma empresa deve partir sempre de um planejamento. Esse, por sua vez, deve ser feito com base em três fatores-chave:

- A sustentação do negócio;

- A gestão da estratégia do negócio;

- A construção do modelo de negócio.

Levando em consideração o case da Pague Menos, o aspecto precisa ser destacado: a expansão. Quando um negócio cresce, a logística não só é impactada como também pode interferir para o sucesso ou fracasso desse processo. Por isso, Micelli destaca que, antes de expandir, o negócio deve ser avaliado com base nos seguintes sustentáculos: cultura empresarial, estratégia e capacidade de inovação. Esse três pilares devem trabalhar de maneira alinhada. 

Capital humano

Além desses elementos citados acima, o empreendedor deve observar também como está lidando com sua equipe. Só há entrega de valor ao cliente se as pessoas são estimuladas e compreendem bem seu papel na organização, destaca o professor. Isso vale para todas as áreas do negócio, inclusive a logística.

Os processos

Micelli resgata também a importância dos processos. As instituições que se descolaram deles tiveram como consequência a falta de conexão entre o que almejavam para si e o que estavam entregando, de fato, destaca o professor. Em logística, dar atenção a isso é fundamental.

Para pensar em uma empresa como a Pague Menos, Micelli adotou o modelo Canvas de estrutura de negócio e explicou ponto a ponto quais as peças chaves que tornaram a rede uma das mais fortes do país. Entregar valores exige uma série de competências e um compromisso do empreendedor com seu cliente. 

Para ver a aula completa, acesse: https://meusucesso.com/conhecimento/cursar/first-class-15/?aula=159

Comentários