Empreendedorismo

First Class: 4 características que todo negócio escalável precisa ter

14/08/2015 • por meuSucesso .com

Carlos Miranda, presidente da BR Opportunities, aborda o assunto

Escalabilidade. Essa palavra está na ponta da língua de 10 em cada 10 novos empreendedores. E o motivo é óbvio: todo negócio que se propõe a ser de alto impacto precisa ser escalável. Mas, afinal, o que isso significa? 

Em linhas gerais, um negócio escalável é aquele que tem alto potencial de crescimento, com base em um modelo que pode ser replicado e que permita o crescimento dos ganhos sem que os custos aumentem na mesma proporção.

Mas há ainda outra série de variáveis a serem consideradas e é justamente sobre elas que Carlos Miranda, presidente da BR Opportunities, fala na FirstClass que ministrou no meuSucesso.com.

Abaixo, elencamos as seis principais características de um negócio escalável citadas por ele na aula:

Modelo replicável

Como explica Carlos Miranda, deve ser um modelo fácil de ser replicado em outros ambientes, sem necessidades de adaptação, com operação simples e sempre igual. Além disso, sua implantação deve ser fácil: treinamento, processos, sistemas etc.

Custos que se diluem ao passo do crescimento

Um negócio escalável também deve seguir a seguinte máxima: custos não crescem na mesma proporção dos ganhos. A ideia é, com o crescimento, diluir as despesas, que podem até crescer, mas num ritmo bem menor. 

Maior capacidade de expansão para novos mercados

Esse ponto diz respeito à capacidade de o negócio ser reproduzido em um ambientes distintos e manter a mesma capacidade de desenvolvimento. Isso envolve não só o potencial para gerar resultados, mas também a estrutura para treinar equipes e gerenciar unidades.

Maior capacidade de negociação com fornecedores

Com o crescimento, um negócio escalável deve facilitar a negociação com fornecedores e atravessadores. Geralmente, isso se dá por meio de um aumento considerável no poder de barganha.

Veja a aula completa aqui: https://meusucesso.com/conhecimento/cursar/first-class-15/?aula=166

Comentários