Janete Vaz e Sandra Costa contam, em detalhes, como fizeram para resolver uma dívida de impostos de 97 mil dólares ocasionada por um erro de um contador



Durante o Estudo de Caso de Janete Vaz e Sandra Costa, fundadoras do Laboratório Sabin, que fatura mais de R$ 800 milhões, aprendemos uma lição valiosa sobre planejamento financeiro e principalmente saber em quem devemos confiar.

Os primeiros 6 anos da empresa foram o momento de construir a reputação e, em 1990, o Laboratório Sabin chegava à terceira unidade.  Logo no começo, já começava-se a construir a cultura organizacional da empresa, por mais que de uma maneira informal. Em 1996, as duas empreendedoras tiveram que lidar com uma das principais dificuldades do negócio: uma dívida de 97 mil dólares.

“Certo contador não recolheu os impostos devidos, foi o maior baque, talvez seja o maior erro administrativo que nós tivemos. Graças a Deus, a gente deu conta, depois de parcelar em cinco anos. Por nossa parte, o erro vem como consequência de não ser administradora, de nós termos conhecimento técnico do nosso negócio, mas não tínhamos conhecimento de gestão e operacional, e isso nós nunca tínhamos percebido. Não sabíamos que aquilo era prestação de contas de tributos, que deveriam ser pagos todos os meses e era um controle que o próprio contador fazia e não nós”, comenta Janete.

Valores e ética

As duas empreendedoras revelam que após substituírem o contador por outro tiveram que lidar com outra situação: a proposta de resolver o problema com o famoso “jeitinho”. O novo responsável pela contabilidade da empresa insistia que elas não deveriam pagar o valor total e que era possível encontrar uma maneira paralela de pagar a dívida, afinal ele conhecia um fiscal que poderia dar um jeito no problema. “O fiscal chegou a ir até no consultório do meu marido, na época, para tentar negociar a dívida. A pressão foi enorme”, comenta Sandra. As duas optaram pela forma mais correta, sem seguir pelo “jeitinho”, encontraram outro contador e parcelaram a dívida em cinco anos, quitando assim o maior rombo financeiro do negócio.

Formalização da gestão

Após esse problema com o contador, as duas empresárias perceberam que precisavam se qualificar e procuraram especializações na área de gestão de negócios. Afinal, o conhecimento técnico da área de medicina e atendimento laboratorial elas já tinham, mas precisavam formalizar as práticas administrativas senão poderiam ter problemas mais adiante. Então, em 2005, elas formalizaram uma parceria com a Fundação Dom Cabral. “Nós entendemos que a gente precisava capacitar os outros colaboradores, não só a alta, mas a média liderança também”, revela Sandra.

Expansão da empresa

Em conjunto com a Fundação Dom Cabral foi criado a Parceria para o Crescimento Sustentável (PCS) com o intuito de desenvolver uma metodologia de expansão que conseguisse replicar a experiência, atendimento e formato de exames que o Laboratório Sabin já fazia em Brasília, na sede, para outras unidades, em outros estados e cidades.

Inicialmente, em 2010, a empresa começou expandindo para regiões como Barreiras (BA) e Anápolis (GO) e anos depois, após passar por um processo de governança corporativa, e em 2014 iniciou a expansão em grandes regiões como São Paulo. Hoje, a empresa possui mais de 225 unidades em 22 estados.

Estudo de Caso

São mais de 24 Estudos de Caso com diversos empreendedores, como Caito Maia, fundador da Chilli Beans, Flávio Augusto, da Wise Up; e Robinson Shiba, da China In Box. Todos eles ensinam e contam em aulas e documentários exclusivos como fundaram seus negócios e revelam as experiências pelas quais passaram para fazer o negócio crescer. Você aprende com aulas técnicas exclusivas, com professores e especialistas de mercado, tem acesso a documentários exclusivos sobre a história do empreendedor e ainda confere materiais, checklists e guias que consolidam o que foi aprendido.

Durante o Estudo de Caso de Sandra Costa e Janete Vaz, você aprende sobre gestão e liderança, além de boas práticas de engajamento dos colaboradores. Além disso, trazemos aulas e materiais exclusivos sobre como lidar com as adversidades, se preparar financeiramente e ter um comportamento disruptivo e inovador. Conheça mais sobre o meuSucesso!

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.