Através desse conceito é possível sistematizar e implementar um modelo de marketing mais fundamentado


O Growth Hacking está sendo cada vez mais utilizado por profissionais da área de marketing que dispõem de poucos recursos financeiros e estruturais, mas precisam desenvolver campanhas com respostas efetivas em plataformas digitais.

Através desse conceito é possível sistematizar e implementar um modelo de marketing mais fundamentado e gastar menos que estratégias mais tradicionais. Ou seja, alavancar o público de um produto ou serviço mesmo com orçamentos mais baixos, equipe reduzida e objetivos mais urgentes e pontuais — questões constantemente enfrentadas por startups.

Para isso, o growth hacker faz uso de dados e ações estrategicamente desenvolvidas para alavancar o público do produto ou serviço, como aquisições virais e pagas, marketing de conteúdo e algumas opções já bastante conhecidas, como o email marketing.

Uma das melhores maneiras de potencializar o sucesso com Growth Hacking é investindo na criação de metas inteligentes e práticas, que driblam distrações e aproximam empresas e equipes de resultados satisfatórios.

Meta SMART

Para manter-se focado nos objetivo e não se perder entre tantos indicadores oriundos do mundo do marketing digital, uma das melhores opções é o conceito de meta SMART, que pode ser útil em qualquer âmbito que envolva a gestão de metas e objetivos.

Para criá-la, você precisa responder a uma série de questionamentos divididos em tópicos que dão jus ao seu nome: S – Specific (Específico), M – Measurable (Mensurável), A – Attainable (Atingível), R – Relevant (Relevante)  e T – Time Based (Temporal).

Growth Hacking para todos: o Guia Completo

Guia de Growth Hacking. Este livro tem como objetivo trazer luz sobre o conceito de Growth Hacking e mostrar que a estratégia é efetiva e está disponível para todo tipo de empreendedores - e não apenas aqueles com background de marketing ou digital. Nesta obra, vamos abordar tanto a parte teórica do Growth Hacking quanto a sua aplicação na prática

O guia explica detalhadamente o significado de cada tópico da meta SMART através de exemplos, além de oferecer lições para empreendedores criarem metas realmente úteis e realistas dentro de suas empresas.

O material foi idealizado por Felipe Collins, pós-graduado em Marketing pela ESPM, com extensão na FIU (Florida International University). Atualmente, Collins é palestrante, professor e head de marketing da aceleradora de startups ACE.

Quer saber mais sobre Growth Hacking, meta SMART e marketing digital? Assine o meuSucesso e aprenda já!