Valor do fundo será de 5% do lucro líquido do orçamento anual do Grupo como um todo e visa aproximar empresas de incubadoras e aceleradoras


Nesta semana foi lançado o Algar Ventures que tem como objetivo aproximar empresas, incubadoras, fundos de Venture Capital, aceleradoras, Universidades e cooworkings fazendo com que o Grupo Algar participe ativamente do universo empreendedor brasileiro. A empresa possui mais de 80 anos e atua em diversas áreas desde Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Agronegócio até serviços como a Algar Segurança, entre outros.

O valor do fundo será de 5% do lucro líquido do orçamento anual do Grupo como um todo e ainda não há definido um valor mínimo ou máximo para os investimentos iniciais. A iniciativa irá atuar em parceria com aceleradoras e incubadoras, onde as startups selecionadas estarão instaladas. Posteriormente, em um segundo passo, o processo será lançado como Corporate Venture Capital, internalizando as startups ou investindo o valor anual, seja diretamente ou por meio de outros fundos.

O intuito é dar prioridade ao conceito Open Innovation e investir em parcerias e acordos com setores alinhados à estratégia do Grupo. Ao apostar em projetos como esse a Algar demonstra o seu interesse em alimentar o ecossistema do empreendedorismo nacional já prevendo e se antecedendo ao futuro. Ao mesmo tempo que o Grupo Algar estimula o desenvolvimento de diversas startups e complementa seu portfólio, antecipando tendências e trazendo para dentro de seu escopo, alavanca também as vantagens competitivas da corporação. Os campos de interesse prioritários da companhia são:

  • Cidades inovadoras,
  • Agronegócios,
  • Indústria do futuro,
  • Energia,
  • Educação do futuro,
  • wearables,
  • Sociedade da informação,
  • Alimentos,
  • Transporte e logística,
  • Pequenas empresas,
  • Turismo e viagem,
  • Plataformas científicas e tecnológicas

A Alsol, uma empresa fundada há alguns anos, que atua com energias renováveis, como energia fotovoltáica e bioenergia, já é acelerada pelo Grupo. No momento, a Algar Ventures está em processo de alinhamento com os parceiros, que em sua maioria fazem parte da rede de relacionamento do próprio negócio, já que todos os projetos serão em conjunto com as entidades parceiras. Saiba mais sobre a Algar Ventures.

Referência de inovação

A origem do Grupo Algar começou em 1930 com a compra de uma máquina de beneficiar arroz. O negócio não deu certo, depois veio a compra de um posto de gasolina, que prosperou durante alguns anos, mas a visão aguçada logo viu oportunidade em outros setores. Foram realizados investimentos em gado e no agronegócio, posteriormente foi o momento de investir em serviços de telefonia. Devido a essa diversificação, o Grupo se consolidou em diversas frentes de atuação e diversas ramificações foram surgindo, como a Algar Telecom (telecomunicações), Algar Tech (Tecnologia da Informação) Algar Agro, Algar Segurança, entre outros. Hoje, a empresa começa a demonstrar interesse em investir e desenvolver startups como forma de aumentar seu portfólio, desenvolver tecnologias diferenciadas e ampliar a vantagem competitiva.

Um nome muito importante para o desenvolvimento do negócio foi o de Luiz Garcia, que comandou a empresa durante décadas e hoje é presidente do Conselho Administrativo do Grupo. No mês de agosto, iremos lançar o Estudo de Caso do empreendedor que viu e ajudou a empresa a enfrentar a Ditadura, na época da estatização dos serviços de telefonia, que foi responsável por liderar um processo de expansão e crescimento do grupo e ajudou na reestruturação da companhia.

No dia 08/08, você poderá conhecer de perto essa figura essencial para o Grupo Algar durante a pré-estreia de nosso Estudo de Caso. Veja abaixo mais informações sobre o evento

Informações adicionais

Pré-estreia do Estudo de Caso de Alair Martins – garanta a sua vaga.

Local: Sala Cinépolis, Shopping JK Iguatemi, São Paulo, SP. Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041. São Paulo – São Paulo

Preço para Assinante: R$ 99,90

Preço para não-assinante: R$ 149,90

O que são as pré-estreias dos Estudos de Caso? O meuSucesso.com, em parceria com a rede de cinemas Cinépolis, realiza pré-estreias de produções cinematográficas com toda a qualidade das telas IMAX. Você vivencia a trajetória de grandes empreendedores nacionais com todo o conforto que o cinema pode proporcionar.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.