Para empreender devemos ser ambiciosos, porém também precisamos colocar em prática as nossas ideias


Muitas vezes o conceito da palavra “ambição” é confundido com o significado de “ganância”. Porém, ser ambicioso é positivo e, normalmente, reflete algo bom na vida daqueles que estão à sua volta. Uma das características fundamentais do empreendedor de sucesso é ser ambicioso. A vontade de crescer, de mudar a realidade e de pensar grande evidenciam uma ambição.

Nesta semana, lançamos o último episódio do programa Insight que abordou toda a trajetória de Caito Maia, fundador da Chilli Beans, uma das maiores marcas de acessórios e óculos. Foram seis episódios repletos de ensinamentos e insights sobre os desafios e dificuldades que um empreendedor tem que superar no momento de abrir seu negócio.

Uma das características mais evidentes de Caito Maia é a sua vontade e determinação em atingir seus objetivos, e um deles é atingir a consolidação global da Chilli Beans. Hoje, a marca está presente em diversos países (desde Estados Unidos até Emirados Árabes) e possui cerca de 600 pontos de vendas. Faça que nem Caito Maia e defina um plano, saiba exatamente onde você quer chegar.

Entenda qual é a sua ambição

Não basta ser ambicioso, precisamos ter um foco claro, um objetivo evidente. O exercício mais simples é se questionar. Faça perguntas a si mesmo e defina as suas metas.

  • Onde eu quero estar daqui cinco anos?
  • O que fiz até agora para alcançar esse objetivo?
  • O que preciso fazer a partir de hoje para conquistar este plano?
  • Quais competências eu preciso (ou minha equipe) para cumprir a meta?

Reflita e coloque tudo isso em um papel. A resposta para essas perguntas não será a solução para os seus problemas, porém irá te ajudar a saber o caminho a seguir.

Empreendedores de sucesso são ambiciosos
Os Estudos de Caso dos empreendedores do meuSucesso.com demonstram como a ambição é um motivador para sairmos do lugar. Por exemplo, Caito Maia almeja dobrar o número de lojas da Chilli Beans nos próximos cinco anos. Já Robinson Shiba, fundador da rede China in Box, está investindo em tecnologia visando a mudança de tendência e da geração de jovens, que cada vez mais começam a pedir comida pela internet e por meio de aplicativos. E Flávio Augusto, fundador do meuSucesso.com e da Wise Up, está investindo no futebol nos Estados Unidos visando o crescimento do esporte no país.

Esses são apenas alguns exemplos de como a ambição combinada com a visão de futuro resulta em planejamento. Ser ambicioso não significa nada se não tivermos atitude para colocar em prática os nossos sonhos.

 

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.