Essência, veracidade e o poder de contar histórias. Esses são os elementos principais para criar uma marca de sucesso, que vai além e gera valor


Existe a percepção de que cuidar da construção de marca é algo só para grandes empresas. Isso não é verdade e o que dá força para uma empresa crescer é a sua identidade, que conecta colaboradores, clientes e admiradores dando vida a uma rede de pessoas fiéis a uma marca.

O episódio 3 do programa Insight vai ao ar nesta semana e estuda os diferenciais que fizeram a Chilli Beans estar presente em mais de oito países e vender cerca de 4,5 milhões de óculos ao ano

Confira cinco curiosidades sobre a Chilli Beans

Relação forte com a marca

Por trás da loja da Chilli Beans há uma história e um conceito. O formato da loja, posicionamento dos produtos e a postura dos vendedores fazem parte de uma cultura organizacional enraizada e que é construída dia a dia.

É preciso criar um laço e uma herança que vai passando de pessoa para pessoa. A Chilli Beans tem como símbolo a pimenta porque o seu efeito é extrapolado, que combina uma explosão de sentimentos.

Em 2014, a Chilli Beans ficou entre as três empresas brasileiras mais inovadoras, em estudo realizado pela consultoria DOM Strategy Partners, que analisou as 500 maiores companhias do país.

Campanhas publicitárias

O intuito da publicidade e o modo de vender tem um objetivo claro: fazer o consumidor refletir. As campanhas da marca não passam despercebidas e seguem o estilo “ame ou odeie”, que trazem uma certa polêmica e frequentemente estão entre os assuntos mais comentados por milhares de pessoas. Uma das campanhas com maior projeção e visibilidade foi a que trazia diversos olhos de animais com o slogan: “para todas as espécies”.

Experiência marcante sempre foi o DNA da Chilli Beans

Cada coleção conta uma história diferente e traz um conceito por trás da concepção e dos modelos de óculos. Artistas, países, personalidades, reis antigos, entre outros são temas recorrentes e servem de molde e inspiração na criação dos óculos.
Parcerias de cobranding com estilistas, designers e artistas brasileiros dão vida aos óculos e relógios da Chilli Beans. Atualmente, a rede tem coleções com alguns dos nomes mais importantes da moda mundial, os estilistas Alexandre Herchcovitch, Gloria Coelho, Ronaldo Fraga, Vitorino Campos, entre outros. 
Em março de 2014, aconteceu a primeira parceria internacional, com a Kravitz Design, braço de design do músico Lenny Kravitz. A coleção foi lançada simultaneamente no Brasil e Estados Unidos.

Super Dose: engajamento dos colaboradores

Se tem uma coisa que traduz completamente a identidade da marca é a Super Dose, convenção anual que reúne em um cruzeiro cerca de 3.000 colaboradores da marca e, em clima de festa, há a exposição de ideias e reflexão sobre os planos futuros e o que já deu certo no ano. Pessoas do Brasil e do mundo inteiro participam e acontece apresentações de campanha e homenagem aos colaboradores.

Atendimento e moda se unem

Há o conceito de “self-service” dos óculos que ficam expostos e são acessíveis aos clientes. As lojas não se assemelham a óticas, em que há uma pessoa de avental atendendo os clientes. É tudo muito diferente e mais próximo de um espaço para comprar roupas, onde se vende estilo acompanhando o dinamismo das tendências da moda. Normalmente, são lançados 10 modelos novos por semana.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.