Empreender é contar com o inesperado e saber agir em situações de crise


Empreender não é fácil, sacrifícios e dificuldades sempre estarão presentes na rotina e na trajetória do empreendedor. Muitas vezes é preciso ter sangue frio e saber tomar as decisões corretas para não gerar alguma crise interna, que consequentemente possa afetar a continuidade do negócio e ocasionar a temida falência.

O meuSucesso.com constantemente evidencia no programa Insight – que conta durante seis episódios a história de grandes empreendedores – a trajetória, diferenciais e desafios do empresário estudado. Nesta semana, lançamos o episódio 5 do case de Deusmar Queirós, dono da maior rede de farmácias do Brasil, a Pague Menos.

A partir desta história, o meuSucesso.com separou alguns insights. Confira:

Uma escolha no planejamento pode botar tudo a perder

Há muitos casos de empresas e empresários que implementaram um programa novo, um software diferente ou automatizaram um processo e o resultado obtido foi totalmente o oposto do resultado esperado, muitas vezes causando prejuízo. Nestes casos não é possível voltar no tempo, mas sim encarar a problemática de frente. O ideal é ter um plano B ou C pensando no inesperado. Porém, o que fazer se somos pegos de surpresa?

Isso aconteceu com a Pague Menos e a implementação de um sistema de logística que não apresentou o resultado esperado e, pelo contrário, deu um prejuízo extremamente significativo que quase acabou com as chances de continuidade da empresa. Veja o que ocasionou o problema e a solução encontrada.

Quais atitudes tomar quando há um problema que interfere na continuidade da empresa

Em primeiro lugar, devemos manter a clama, é difícil, porém necessário. Decisões precipitadas muitas vezes refletem somente em uma solução temporária ou que visa o curto prazo e isso pode resultar em mais problemas ou a completa aniquilação do seu negócio.
Veja as possibilidades, reflita sobre elas. Enumere os caminhos, ações e atitudes que você pode tomar. Coloque tudo em um papel ou planilhas e tente

ordenar de uma forma que fique claro. Depois é necessário compartilhar a dificuldade com toda a equipe e estar disposto a ouvir a opinião de todos. 

Em muitos casos, mesmo em situação de crise, é preciso analisar o fato e contratar algum especialista no departamento que está apresentando dificuldade. Esta pessoa pode trazer propostas e a revisão do planejamento. Isso irá permitir a reinvenção e inovação do setor deficitário.

 

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.