Documentário sobre a empresa brasileira referência em alimentação orgânica e saudável será exibido no próximo dia 25 em São Paulo (SP)



Encontrar o “caminho do meio” é a proposta de Alexandre Borges. O conceito budista que, a partir de oito princípios oferece conhecimento para uma vida equilibrada e correta, é a essência deste empreendedor. “E, há uma década, Borges realizou um sonho que o acompanhou desde a adolescência: comprou a Mãe Terra e a transformou em um grande case brasileiro de capitalismo consciente”, afirma Sandro Magaldi, CEO do meuSucesso.com, escola digital de negócios, que dissecou a trajetória deste empreendedor no documentário “Alexandre Borges, o caminho do meio”. 

Criada em 1979 pelo vegetariano Inácio Zurita, a então loja de produtos naturais Mãe Terra tinha uma cliente dedicada: Adriana Scavone, que transmitiu para a família o gosto pela alimentação natural (mãe de Alexandre?). Um dos filhos, Alexandre, se apaixonou pelo tema e, aos 14 anos, começou a fazer granola em casa para vender para os amigos quando teve a ideia de propor ao seu pai, xxxxx, que comprassem a Mãe Terra. “Meu pai me achou louco. Na época, o público da loja era só de ‘naturebas’. Mas aquilo ficou na minha cabeça”, afirma Borges.

O tempo passou, o jovem ‘natureba’ foi estudar Administração em uma das mais conceituadas escolas de São Paulo, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), se tornou trainee da Mastercard nos Estados Unidos, mas o sonho de empreender com alimentação natural permaneceu intacto: ao conhecer a Whole Foods, rede norte-americana que apenas comercializa produtos orgânicos sem o uso de conservantes e química para realce de cores e sabores, ficou encantado. Decidiu, então, que faria uma jornada dupla: seria trainee no horário comercial e, à noite, caixa da rede de alimentação saudável. Seu objetivo era entender todas as peculiaridades de uma operação tão complexa como a de oferecer alimentos 100% naturais.

De volta ao Brasil, criou dois negócios que foram vendidos para empresas multinacionais: a Flores Online e a agência de comunicação Significa. Em paralelo, via o comércio de produtos naturais lentamente ganhar adeptos e se estabelecer em terras tropicais. Foi quando, em 2007, decidiu que era o momento certo de comprar a Mãe Terra.

Apostando na estratégia de trazer mais praticidade para o consumidor de alimentos naturais, que investe muito tempo na cocção de grãos, verduras e legumes, a empresa criou versões saudáveis para o macarrão instantâneo, a sopa pronta e até para salgadinhos e cookies. Ao todo, o portfólio da Mãe Terra soma mais de 120 produtos e, inclusive, conta com uma linha criada em parceria com a apresentadora e ícone da alimentação saudável, Bela Gil, além de serem distribuídos nos voos realizados pela GOL Linhas Aéreas. 

“Desenvolver um produto realmente integral ou orgânico é um desafio enorme, que envolve toda a cadeia produtiva. Vai desde a escolha dos fornecedores até o desenvolvimento de maquinário para processar alimentos. Depois, é preciso cumprir outros dois requisitos essenciais: o produto precisa ter sabor atraente e preço acessível”, afirma Borges.

“Toda a trajetória de Borges na Mãe Terra foi pautada na criação de valor etapa por etapa da companhia. Todos os fornecedores, parceiros e colaboradores encontram uma postura coerente tanto de Borges quanto da instituição em si, buscando sempre práticas éticas e verdadeiras”, o CEO do meuSucesso.com. “Tanto é que as duas grandes parcerias ativas, com a GOL e a Bela Gil, foram desenvolvidas a partir de um desejo dos parceiros, que viam na Mãe Terra uma empresa responsável e ética.”

O documentário será exibido no próximo dia 25, às 20h30, na Cinépolis do Shopping JK Iguatemi (Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2.041 – São Paulo). Para participar, é preciso fazer inscrição no meuSucesso.com.  Após a exibição do documentário, será realizado um talk show com Borges e convidados.

 Sobre o meuSucesso.com

Com mais de 200 horas de conteúdo didático produzido e assistido por mais de 100 mil alunos (assinantes e não assinantes), o meuSucesso.com – fundado por Flávio Augusto da Silva – é uma plataforma que desenvolve conteúdo acreditando que o sucesso é uma ciência que pode ser aprendida e absorvida de forma leve, com linguagem acessível, e a partir do compartilhamento da prática e da história de vida de empreendedores que já trilharam caminhos bem-sucedidos. Por meio de entrevistas densas, os empresários se tornam fonte de inspiração, especialmente para quem está dando seus primeiros passos no empreendedorismo. Em seus anos de vida, o meuSucesso.com já dissecou os cases de Carlos Martins (Wizard), Facundo Guerra (Grupo Vegas), Ozires Silva (Embraer), Thái Nghiã (Goóc), Gustavo Caetano (Sambatech) e Alair Martins (Grupo Martins).

Operando via assinatura, o usuário passa a ter acesso a uma plataforma online que disponibiliza desde documentários próprios, cursos práticos de inúmeras disciplinas, fóruns e encontros presenciais, até uma rede de relacionamento exclusiva. Desde 2015, essa experiência passou a ser ampliada para o cinema quando foi firmada a parceria com a Cinépolis, a maior operadora de cinemas da América Latina. Com isso, são exibidos os documentários dos Casos de Estudo em primeira mão e ainda são realizados talk shows na sequência com os protagonistas empreendedores. Até o momento, mais de 2 mil pessoas já participaram dos eventos de pré-estreia do meuSucesso.com. A escola de insights é comandada por Sandro Magaldi, que tem passagens em diversos segmentos de negócios, entre eles, pela educação executiva da HSM.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.