Empreendedorismo

Mercado Mundo Mix: onde a pimenta ganhou vida e tornou-se referência

3/06/2015 • por meuSucesso .com

No episódio 2 do Estudo de Caso da Chilli Beans acompanhamos o nascimento da empresa

As adversidades fazem parte da trajetória de qualquer empreendedor. A partir do momento que as encaramos como aprendizado fica mais fácil enxergar onde erramos e, principalmente, fazer diferente.

Como vimos no episódio 1 do Estudo de Caso de Caito Maia, ele teve que lidar com o fracasso logo no início de sua trajetória nos negócios quando faliu sua primeira empresa, uma atacadista de óculos. Mas quem sonha não para na primeira dificuldade que aparece no caminho e faz disso o seu maior diferencial. Foi assim que a Chilli Beans nasceu e tornou-se uma das maiores marcas de óculos do mundo.

Veja, em detalhes, como surgiu a Chilli Beans – desde o projeto de negócio até a criação da marca:

Mercado Mundo Mix: o início de tudo

Depois de quebrar com a sua primeira empresa, Caito juntou o restante dos óculos que haviam restado e começou a revender no Mercado Mundo Mix. Evento itinerante criado nos anos 90 para vender roupas, acessórios e novos estilistas. Foi no meio desse ambiente que Caito Maia resolveu fundir seu lado empreendedor com o de rock star. Uma pequena barraquinha montada no meio dos corredores frenéticos do Mundo Mix foi o suficiente para se transformar na sala de aula do empreendedor, onde ele aprendeu na prática todos os detalhes de vender arte e estilo.

Criação do logo Chilli Beans

“Sou viciado em pimenta, tenho uma coleção com mais de mil variedades. Para a marca eu queria um nome simpático, que fosse falado no mundo inteiro e um logo interessante”, comenta Caito Maia. No momento de criar o nome Chilli Beans havia um erro, porém pela pressa em criar o nome, o empreendedor resolveu ignorar esse pequeno detalhe.

Atendimento diferenciado

A Chilli Beans revolucionou a venda de óculos e trouxe um conceito diferente e implementou o "self-service do produto”, que atualmente é comum ver em diversas áreas e não somente com o óculos. Dessa forma, a empresa implementou a cultura de quiosques, com um clima aberto e descontraído, instalou-se entre os corredores do shopping. Uma nova forma de vender e atrair o cliente se tornou a essência da marca, que é: “entre, divirta-se e brinque. Depois você pensa em comprar”.

Clique aqui e confira a aula completa

Comentários

Leia também