Quando a falta de dinheiro é a maior desculpa para se empreender é necessário ir mais adiante e saber planejar projetos sem grana



A First Class desta semana tem um objetivo bem claro: ajudar você a planejar, sem grana, seu negócio. Para isso, nossa equipe trouxe o expert Thiago Paiva, formado em Engenharia Mecatrônica na Unicamp, e especialista em startups, para evidenciar maneiras de empreender com pouco dinheiro.

Responsável pela aceleração da Wayra Brasil, Paiva cuida atualmente de um portfólio de quase 50 startups. No decorrer da aula, ele evidencia as diversas formas de montar o projeto de maneira barata e criativa. Uma delas é a terceirização de determinada área do seu negócio, o que pode reduzir os custos de operação. Além disso, nos dias de hoje, nunca foi tão barato empreender. Com as novas tecnologias, meios digitais e mais acesso a informação é possível encontrar diversas alternativas para a falta de dinheiro.

Uma das desculpas mais comuns antes de empreender é a falta de dinheiro para levar o negócio para o mercado. Será mesmo? Durante a First Class, o professor citou as facilidades que os meios digitais proporcionam para alavancar um negócio. Não sabe como as pessoas vão encontrar seu negócio na internet? Invista em Google Adwords e faça as pessoas se depararem com o seu produto enquanto buscam algum item. Está difícil achar um investidor-anjo para seu negócio? Exponha sua proposta em plataformas de crowdfunding e divulgue isso para os seus amigos e a sua base de contatos. Uma boa causa pode atrair investimento daqueles que acreditam no potencial da sua empresa.

Durante a aula, Paiva comentou também sobre a veia empreendedora de Facundo Guerra, o protagonista de nosso Estudo de Caso deste mês. Ao estudarmos o case do empreendedor, percebemos que “estamos vivendo um novo capitalismo, que é menor e mais autoral e está mais granular”, como afirma Facundo Guerra no decorrer de seus bate-papos com Sandro Mgaldi, CEO do meuSucesso.com. Para ele, a economia de troca, a oportunidade de investir menos dinheiro e utilizar-se da criatividade e das novas tecnologias cria novas formas de empreender.

Assista à aula na íntegra: https://meusucesso.com/conhecimento/cursar/first-class-15/?aula=198

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.