Sergio Herz, presidente da Livraria Cultura, fala sobre os desafios de gerir um negócio de sucesso


Nos anos 1940, após chegar ao Brasil fugida do nazismo, uma senhora chamada Eva Herz iniciou um negócio um tanto peculiar: alugava livros escritos em alemão para sobreviver. Em pouco tempo, seu público – imigrantes alemães que, como ela, também encontraram abrigo em São Paulo – começou a pedir que ela começasse a comercializar publicações. E assim surgiu o que hoje é a Livraria Cultura. 

Do pequeno espaço compartilhado com uma bomboniere na Rua Augusta até o império que a Cultura se tornou hoje, diferentes gerações da família Herz contribuíram para sua edificação. Atualmente, a companhia tem investimentos externos, uma governança profissional estruturada, mais de 2 mil funcionários e presença em oito estados do Brasil. 

Foi com o peso de administrar toda essa história que Sergio Herz, neto de Eva, assumiu em 2011 a missão de comandar a companhia, assumindo o posto que, até então, era do seu pai, Pedro Herz, desde a década de 1960. E, como ele próprio destaca, o fato de ter recebido uma empresa consolidada, em crescimento e num momento de boom do setor não tornou as coisas mais fáceis. Pelo contrário.

Sérgio entrou no negócio da família aos 15 anos, como estagiário. Ele trabalhava durante a tarde como estoquista e acaba atuando como vendedor das 18h às 20h. Depois de um breve período fora da empresa, ele voltou em definitivo aos 20 anos e nunca mais saiu. Ele atuou em praticamente todas as funções da companhia antes de se tornar presidente e a conhece como poucos.

Mesmo assim, o peso da responsabilidade o assustou. Ele conta que, por ter recebido das mãos do pai uma empresa em ótima situação, seu desafio era ainda maior. Sergio conta, inclusive, que desde que entrou na empresa, o que para muita gente poderia ser encarado como facilidade, ele encarava como um desafio a mais.

Já na época em que era estagiário, Herz afirma que sentia a necessidade de provar que estava na empresa não simplesmente por ser filho do dono, mas por merecer e ter competência para tanto. 

Na entrevista que concedeu a Sandro Magaldi, para o Insight Lite desta semana, Herz enumera alguns fatores que até hoje são essenciais para ele, no trabalhar de empreender diariamente, administrando um negócio de tanto sucesso:

  • Ter consciência de que quando se torna presidente, você é responsável por tudo, inclusive os erros, mesmo que não sejam cometidos diretamente por você.
  • Saber que o sucesso é passado. Ou seja, saber que, embora seja recompensador saber que suas ações deram certo, elas já passaram e que existem novos desafios a serem superados.
  • Saber que bons empreendedores, administradores e profissionais em geral mais erram do que acertam, porque tentam mais. 
  • Jamais parar de estudar, algo que muitos profissionais acabam deixando de lado depois que consolidam a carreira ou um negócio.

Veja a íntegra do Insight Lite desta semana, com Sergio Herz: https://meusucesso.com/conhecimento/cursar/insight-lite-19/?aula=87

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.