Eduardo Viana homenageia o protagonista em evento em São José dos Campos


O artista plástico Eduardo Viana Rodrigues nasceu e cresceu na Bahia, mas aos 17 anos saiu de casa e mudou-se para a capital paulistana para cursar Arquitetura e Urbanismo na USP.

“Eu sentia que em São Paulo, por alguma razão, eu estaria mais próximo de meus sonhos, como de fato aconteceu. Várias portas se abriram para mim. Sempre me dediquei à história da Arte, durante minha graduação e até hoje leio e estudo bastante, sou apaixonado pela arte. Desenho desde que me lembro que existo. Hoje a arte se tornou algo além de um hobby. Entregar liberdade, ousadia e poder de transformação aos meus parceiros, clientes e amigos é minha missão de vida”, conta o aluno do meuSucesso.com

Alguns dos trabalhos do artista são feitos à mão, de um jeito mais tradicional, com giz pastel, lápis de cor, ou aquarela. Em outros, ele explora técnicas mais contemporâneas de pintura e colagem digital. Segundo Eduardo, as possibilidades são muito ricas na pintura digital e facilitam a comercialização de reproduções de tiragem limitada.

Neste universo da liberdade, as bailarinas, os balões e os aviões começaram a ficar presentes nos temas das obras de Eduardo, principalmente depois que mudou-se para São José dos Campos, polo aeronáutico, onde está a Embraer, empresa fundada pelo protagonista de Estudo de Caso, Ozires Silva.

“Produzi em torno de 20 obras entre balões, aviões e aviões de papel, peças que tem conexão com as cores e com as memórias de infância. Muitas dessas já foram vendidas, outras são mais recentes e estão disponíveis. Amo essa série de aviões e isso faz de um trabalho de produção árduo e extenuante ser também muito prazeroso e recompensador. Não há nada que substitua o olhar de um amante da liberdade satisfeito com o seu quadro em casa. Nada mesmo!”, afirma o aluno.

O estudo da história de Ozires Silva na plataforma impulsionou ainda mais este desejo de pintar aviões e isto resultou em um quadro e uma homenagem escrita produzidos especialmente para o protagonista do filme “O legado de um herói”.

“Quando terminei de assistir ao documentário não pude pensar em outra coisa que não a ousadia do Coronel. Eu penso que essa coragem de pensar grande só pode existir dentro de um ser humano tão grande ou maior que esta visão. Isto me fascinou, porque ele acreditou na visão dele, e levou a cabo essa missão com uma perseverança de um verdadeiro empreendedor, não se deixando impedir por nenhum imprevisto. Eu me vi ali, eu e o meu conjunto de sonhos grandes assistindo um brasileiro que criou algo único de um patamar mundial de qualidade. Esse contato com o exemplo dele me deu ainda mais energia. Decidi conhecê-lo, falar essas palavras pra ele numa ocasião propícia e entregar um dos presentes mais significativos que eu posso dar a alguém, uma obra de arte que fiz com minha  mãos. Chamei a obra de 'Bico para Cima': é uma alusão à carreira dele e a esse jeito de pensar de um vencedor”, relata.

Eduardo entregou a obra e leu a homenagem ao empreendedor no 4º Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação realizado no mês de agosto na APVE – Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer. “Eu senti a emoção dele nesse reconhecimento, foi um prazer proporcionar essa alegria a ele. O Cel. merece toda a nossa gratidão. Ele é muito generoso com o conhecimento dele, é um visionário que crê no poder da educação como ferramenta de transformação. Ele está muitos anos a frente da idade e do tempo dele. Gostaria que o Brasil como nação pudesse ouvir mais essas palavras e acreditar que é possível. Temos uma longa jornada, e o melhor que fazemos é dar nosso exemplo, agindo pelo que acreditamos”, aconselha Eduardo.

O aluno do meuSucesso.com enviou para nossa redação, na íntegra, a homenagem, feita ao Coronel Ozires Silva.

"De bico para cima"

'A trajetória do empreendedor é como um avião… deve estar sempre com o bico para cima’. Em apenas uma frase este brilhante senhor, Dr. Ozires Silva, conseguiu tangibilizar com poesia a natureza da inquieta força empreendedora.

Quando terminei essa obra de arte e mostrei aos meus amigos mais próximos ouvi algumas vezes as observações naturais… ‘É um pássaro, um avião… ou é o super-homem?’. A arte tem essa mágica única e maravilhosa de nos permitir enxergar a nós mesmos pelos olhos de outra pessoa.

Quero lhe agradecer, Dr. Ozires, pois os meus passos são mais firmes quando me lembro da sua determinação em adequar os primeiros aviões aos exigentes requisitos do mercado americano.

Meus sonhos são mais grandiosos e ousados quando me recordo de suas aspirações de menino, que por meio de muito trabalho, trouxeram o Brasil a um patamar mundial de qualidade na experiência de voar.

Obrigado por proporcionar a todos nós empreendedores com o seu exemplo, a liberdade de sonhar mais alto, de desejar com convicção e acreditar com toda nossa alma na transformação pessoal interna por meio da educação, e então, na consequente transformação externa das outras pessoas e do mundo a nossa volta.

O pássaro, o avião, o super-homem que quis refletir neste trabalho são uma só coisa. São todas facetas de uma mesma figura, a deste ser humano grandioso que respeitamos pela plena generosidade com seu conhecimento e sua humildade.

Acredito que o empreendedor que incorpora o espírito aventureiro em busca do desafio, do crescimento diário, da inquietude curiosa sabe dentro de si que a chama da evolução que o move para frente e para cima estará sempre acesa enquanto lembrarmos do exemplo de homens como Ozires Silva.

Eduardo acredita que o artista também tem que ser empreendedor para tomar conta da carreira e deseja passar esta visão a outros artistas que querem ter sucesso e prosperidade nesta área. O aluno conta como usa o conteúdo da plataforma e dá algumas dicas.

“Eu utilizo a plataforma diariamente, a primeira hora do meu dia é ouvindo os Estudos de Caso e as Live Class do meuSucesso.com. O conteúdo é abundante e sei que tenho que acompanhar sempre para tirar o máximo de proveito. É um dos melhores investimentos de tempo e recurso que fiz nesse ano. Talvez se não tivesse assistido ao documentário do Ozires Silva não teria tido a oportunidade de conhecê-lo. Isso foi algo importante e valoroso pra mim. É uma ferramenta e tanto, feita com carinho, dá para perceber”, conclui Eduardo.

 

 

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.