Empreendedorismo

O ideal transformador: afinal, o que é empreender para você?

1/10/2015 • por meuSucesso .com

Nesta semana, lançamos o primeiro episódio do empreendedor Facundo Guerra. Veja qual é o significado de empreender, para ele!

Empreender é uma palavra que aparentemente tem um significado simples. De acordo com o dicionário Michaelis, empreender é tentar, delinear e, além disso, praticar algo laborioso e difícil.  A seguinte frase é dada como exemplo: empreender o domínio de si mesmo. Você percebe o quanto essa pequena frase leva a inúmeros tipos de interpretação?

Quando analisamos o atual empreendedor e protagonista de nosso Estudo de Caso, Facundo Guerra, percebemos o quanto ele questiona e pergunta a si mesmo: o que é empreender? No primeiro episódio do case, ele responde: “Empreender, de certa forma, é botar um filho no mundo (...). Eu acho que você tem duas razões para empreender. A primeira delas é encontrar um problema e querer solucioná-lo da melhor maneira possível. A outra é desespero, quando a sua única opção é empreender”

O ideal transformador

Com 32 anos de idade, depois de ser demitido de uma grande empresa de internet, Facundo Guerra juntou suas economias e partiu para enfrentar uma nova fase de sua vida. Para alguns, o seu desafio era simplesmente abrir casas de shows em São Paulo. Para ele, era mais que isso, o objetivo sempre foi resgatar a identidade de cada lugar, bairro e rua onde sua boate ou bar estivessem instalados e inserir isso na estética, ambientação e experiência de seus clientes.

Foi, assim, com os seus 10 empreendimentos. Desde a boate Vegas, que se tornou referência da noite paulistana há alguns anos, até o Mirante 9 de Julho. Atualmente, mais de 800 mil pessoas circulam em suas 6 casas, gerando um faturamento de 40 milhões de reais por ano.

O capitalismo está mudando

“Estamos vivendo um novo capitalismo, um capitalismo menor e mais autoral que está mais granular. A economia de troca, a oportunidade de investir menos dinheiro e utilizar-se da criatividade e das novas tecnologias cria novas formas de empreender”, comenta o empreendedor.

É assim que ele percebe a mudança e a oportunidade que as pessoas estão tendo de investir em negócios próprios gastando menos e utilizando-se de novas formas de financiamento de seus negócios, como por exemplo, o crowdfunding (métodos de financiamento coletivo por meio de sites que incentivam isso) e aproveitando-se das novas tecnologias, como as redes sociais, que permitem uma aproximação de seu público sem gastar muito por isso.

 Afinal, para você, o que é empreender? Qual o significado desta palavra?

Comentários