O Grupo Algar possui mais de 80 anos e já repassou o comando da empresa para a terceira geração


Muitas vezes quando observamos negócios com estruturas gigantescas, grandes cadeias e milhares de funcionários, não nos damos conta de como foi o início da empresa, como funciona a gestão e como são os processos dentro do empreendimento.

Normalmente, quando uma empresa nasce, o fundador do negócio prepara seus filhos (ou alguém de confiança) para a sucessão. O objetivo é que a empresa seja perene, tenha continuidade e que a família seja responsável pelo crescimento e vida longa. Há sempre o interesse de que o negócio seja repassado a várias gerações.

A Algar, próxima empresa a ser analisada em nosso Estudo de Caso, é um exemplo de um negócio familiar que prosperou durante os anos ganhando proporções gigantescas, expandindo-se e chegando hoje aos 23 mil associados para atender mais de 2 milhões de clientes oferecendo soluções para empresas e pessoas por meio da atuação nos setores de Telecomunicação, Agro, Serviços e Turismo.

Mas, como será que tudo começou?

Tudo começou a mais de 80 anos, quando em 1919 chegava ao país um imigrante português.  Ele trabalhou como servente de pedreiro, ferreiro e mecânico. Muitos anos se passaram e na década de 30, esse senhor, de nome Alexandrino Garcia (à esquerda na foto) que tentou o primeiro empreendimento em uma máquina de beneficiar arroz. Não deu certo. Durante a Segunda Guerra Mundial, viu outra oportunidade: abrir um posto de gasolina. O combustível escasso em época de conflito aumentou o valor e, consequentemente, o preço do produto. Mas o tempo passou, a guerra acabou e a gasolina perdeu força. Foi o momento de olhar para as telecomunicações. No entanto, esse era apenas o início.

Posteriormente, Luiz Garcia (que se encontra no centro da imagem) viria assumir o negócio e daria continuidade ao negócio do pai, expandindo e sendo responsável por um crescimento agressivo. A Algar passou a atuar em diversas frentes e iniciou o investimento em gado e terras. Hoje, a empresa é produtora de soja, milho, entre outros produtos. Oferece soluções de tecnologia para empresas e pessoas, atuando também no turismo com o Grupo Rio Quente. Luiz Garcia foi extremamente importante para as decisões estratégicas da empresa e será a figura central que estudaremos em nosso Estudo de Caso. Hoje, o empreendedor é presidente do Conselho Administrativo do Grupo Algar e passou o comando da empresa para o seu filho Luiz Alexandre Garcia (à direita na foto), que é responsável por tocar as operações e tomar as decisões.

As principais características das empresas familiares

Todo Family Business possui aspectos bem evidentes que refletem como funciona a gestão da empresa e seu comportamento. No Estudo de Caso abordaremos todos esses aspectos e mostraremos não só os diferenciais de se ter uma empresa familiar, mas como também as dificuldades e desafios que são enfrentados em uma gestão de família. Você irá aprender com o impasse que a empresa enfrentou na década 80 em que o grupo estava com dívidas que poderiam comprometer a perenidade da empresa e foi preciso tomar uma decisão muito dura, a de passar o comando da empresa para alguém de fora. Tudo isso, você confere no nosso Estudo de Caso. Enquanto, ele não chega listamos os pontos fortes e fracos de uma gestão familiar:

  1. Liderança forte: Normalmente, as empresas familiares possuem líderes fortes que representam a história. Não é comum ouvir nos corredores da empresa os feitos e, principalmente, os sacrifícios que foram tomados pelos fundadores ou sócios para que aquele negócio se concretizasse.
  2. Normalmente, as equipes são leais ao empreendedor e são pessoas de confiança que acompanharam a trajetória e cresceram junto com o negócio. Essas pessoas conhecem muito bem a empresa e participaram ativamente na construção da cultura organizacional e são responsáveis pela continuidade disso.
  3. A sucessão é um desafio para qualquer empresa familiar. É preciso garantir que a empresa tenha o mesmo caminho de sucesso trilhado pelo fundador. Toda empresa familiar tem que saber lidar e deixar de lado as emoções para tomar atitudes e decisões racionais. Não se pode se apegar ao negócio totalmente e escolhas duras terão que ser tomadas em diversos momentos, mesmo que não agradem uma parte da família ou dos funcionários.

Informações adicionais

Você tem a chance de conhecer o Luiz Garcia pessoalmente e participar de um bate-papo entre ele e o CEO do meuSucesso.com, Sandro Magaldi, além de assistir q uma superprodução cinematográfica.

Pré-estreia do Estudo de Caso de Alair Martins – garanta a sua vaga.

Data: 08/08, às 20h30

Local: Sala Cinépolis, Shopping JK Iguatemi, São Paulo, SP. Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041. São Paulo – São Paulo

Preço para Assinante: R$ 99,90

Preço para não-assinante: R$ 149,90

O que são as pré-estreias dos Estudos de Caso? O meuSucesso.com, em parceria com a rede de cinemas Cinépolis, realiza pré-estreias de produções cinematográficas com toda a qualidade das telas IMAX. Você vivencia a trajetória de grandes empreendedores nacionais com todo o conforto que o cinema pode proporcionar.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.