De acordo com o Google, em 2017, mais de 86% dos brasileiros passam cerca de 15 horas por semana vendo vídeos online.


YouTube, Facebook Vídeo, Instagram, Stories do Instagram. O que todas essas plataformas de vídeo online têm em comum? Propagandas. Apesar de certa rejeição inicial dos usuários, as empresas insistiram e adicionaram recursos de marketing em seus serviços, indicando a importância do mercado de vídeos online para o setor publicitário.

Em seu blog de empreendedorismo, o Google deu diversas dicas e informações importantes sobre como os vídeos estão transformando estratégias digitais e sendo cada dia mais importantes para a publicidade online.

De acordo com a empresa, a propagação de conteúdo através de vídeos permitem milhares de oportunidades de conexão com o público. Isso é comprovado através de estudos e pesquisas que confirmam o alto consumo de vídeos pelos usuários da web. Para você ter uma ideia, uma pesquisa de 2017 apontou que 86% dos brasileiros passam cerca de 15 horas por semana vendo vídeos online.

O YouTube, por exemplo, é um excelente indicador do sucesso que os vídeos podem gerar para empresas, anunciantes e personalidades. De acordo com dados internos do player de vídeo mais visitado do mundo, 70% dos millennials afirmaram que usam o Youtube para aprender algo novo ou para saber mais sobre um assunto que lhes interessa.

Por conta dessa segmentação, o Google desenvolveu ferramentas específicas para ajudar anunciantes na divulgação dos seus negócios. Agora, o site de vídeos permite criar públicos-alvo de intenção personalizada para atingir quem entrou no YouTube depois de ter feito uma busca específica no Google, por exemplo.

A empresa também lançou campanhas em formato TrueView for Action, que permitem banners com calls to action adaptados aos vídeos, que por sua vez oferecem produtos e serviços dentro do player. No Brasil os vídeos também não são ignorados. Um estudo de 2017 apontou que 86% dos brasileiros assistem a vídeos na internet, transformando o Brasil no segundo país com mais horas de vídeo assistidas no YouTube.

A empresa também lançou campanhas em formato TrueView for Action, que permitem banners com calls to action adaptados aos vídeos, que por sua vez oferecem produtos e serviços dentro do player.

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira aqui um especial escrito pelo colunista do meuSucesso Will Fernandes sobre 5 conceitos para você vencer com vídeo marketing.

A publicidade em vídeos também tem suas diferenças na medição do ROI. Neste caso, a mensuração funciona de um jeito diferente do search — ou seja, a quantidade de cliques no anúncio não é o único e mais eficiente jeito de medir a eficiência dele.

Por isso, profissionais que trabalham com publicidade online em vídeos precisam saber adotar novos métodos de mensurar seus resultados.

"É preciso garantir que todos os provedores de mídia estejam levando em conta a definição de viewability de anúncios usado pela Media Rating Council. Isso faz toda a diferença – inclusive para anúncios de desempenho", explica David Rodnitzky, da 3Q Digital, em artigo publicado na plataforma de empreendedorismo do Google.

Como demonstrado pelo Google, utilizar ferramentas de vídeo é algo extremamente importante para transformar visualizações em conversões. Mais detalhes sobre o assunto você pode conferir nesta matéria do meuSucesso.com.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.