Não separar finanças pessoais das corporativas é um desses problemas


O Brasil costuma aparecer no Global Entrepreneurship Monitor, que monitora o empreendedorismo no mundo, como um dos países onde mais se abre negócios. Mas amargamos também uma posição na lista das nações com mais falências. Para essas estatísticas, pesam muitos fatores, como sistema tributário, ecossistema de consumo e capacitação dos empreendedores. E esse último ponto é um dos mais críticos.

No Brasil se empreende muito por necessidade. Assim, nosso empreendedorismo é naturalmente menos preparado, no sentido formal. Isso, associado à baixa procura por formação, complica um pouco a gestão. E aí vêm as dificuldades e, consequentemente, a falência.

Os principais perigos dessa gestão informal de negócios estão nos seguintes comportamentos:

Não separar finanças pessoais das corporativas

Um erro tão grave quanto comum é achar que o dinheiro da empresa é seu. Não é bem assim. A organização tem um fluxo de entradas e saídas que precisa ser respeitado para que a máquina funcione. A partir do momento em que você confunde suas contas pessoais com as da empresa, perde-se a clareza a respeito dos resultados e aí pode ser que você só perceba que a empresa está no vermelho quando for tarde demais.

Não prestar atenção nas leis trabalhistas

O custo de gerar um emprego formal no Brasil, de fato, é alto. Mas o risco de manter um empregado informal é maior ainda, porque se a situação dele gerar uma demanda judicial no futuro, além de pagar todos os direitos não pagos, você vai arcar com multas e terá que lidar com uma alta dívida não prevista. Quando a ação envolve vários funcionários, a situação fica ainda mais crítica. Muitas empresas fecham as portas por causa disso.

Ter como meta pagar suas contas

É muito comum que pequenos empreendedores abram negócios não porque têm um grande objetivo em mente. Simplesmente querem pagar as contas pessoais, por estarem desempregadas ou porque o salário não é suficiente. Isso é um problema. Por menor que seja o negócio, pense grande. Se sua meta for simplesmente pagar contas, seu objetivo final estará sempre no limite. Quando a meta não for atingida (e isso acontece com regularidade), você deixará de arcar com o básico.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.