Separamos algumas ideias importantes sobre como abrir a sua própria empresa. Aprenda com o Estudo de Carlos Wizard o que fazer para tirar a sua ideia do papel


Tirar do papel uma ideia é uma tarefa árdua, mas é o início de tudo. Se você se acha privilegiado porque tem uma ideia boa, já está começando errado. Milhões de insights surgem a cada minuto, colocá-los em prática é o que vai determinar o sucesso do empreendedor e ainda por cima vai demonstrar se você está preparado ou não. Veja aqui quais são os documentos necessários para abrir uma empresa.

O episódio 2 do Estudo de Caso de Carlos “Wizard” Martins conta como o empresário foi do insight à realização e criou uma das maiores redes de escolas de idiomas, além de fundar o Grupo Multi. Ao todo, as 3.500 escolas do grupo atendem cerca de 1 milhão de alunos anualmente, gerando 45 mil empregos diretos. No programa Insight, dividido em seis episódios, o aluno do meuSucesso.com aprende com a trajetória de grandes nomes do empreendedorismo brasileiro conhecendo desde as dificuldades até os planos futuros de cada empresa estudada.

Veja o que é preciso para tirar uma ideia do papel e transformá-la em um negócio de sucesso:

Alvo

Uma boa ideia tem que ser precisa e objetiva. Em uma fala saiba apresentá-la e, além disso, o empreendedor precisa ter claro em sua mente o seu insght. Ele é o ponto de partida de tudo. Lembre-se: ideia é diferente de tema ou área de atuação. Se quero atuar em determinada área, preciso de um produto ou serviço que virão consequentemente de um insight. Por exemplo, Carlos Wizard começou dando aulas de inglês (área de atuação) e para melhorar seu desempenho como professor resolveu criar uma metodologia baseada em 24 aulas e, a partir disso, e bem depois, teve a ideia de montar uma escola de inglês. Mas o produto era a "metodologia baseada em 24 aulas" e foi com isso que ele conseguiu seus primeiros alunos e clientes.

Pesquise o mercado

Antes de colocar a ideia em prática é necessário conhecer o mercado de atuação. É muito comum que um profissional de comunicação resolva abrir uma agência de publicidade que atue na área de marketing, branding ou comunicação corporativa. Ou que um advogado crie seu próprio escritório. Porém, isso é só um detalhe! Para empreender em uma área desconhecida, mas que desperte seu interesse é necessário muita pesquisa. Grandes empreendedores surgem ao analisar o mercado e perceber uma demanda, estudar isso a fundo e posteriormente criar a solução para essa problemática, que pode ser um produto ou serviço.

Outro fator importante é possuir informações de contexto (empresas da área, concorrentes, serviços oferecidos) e um conhecimento base de questões gerais de legislação para saber se a sua ideia é aplicável e não interfere em nenhuma questão jurídica. Uma estratégia bem conhecida que tem como intuito gerar força competitiva contra a concorrência é a estratégia do Oceano Azul – veja mais.

Formato que irá atuar

Já sabe como a sua ideia irá, realmente, funcionar? Você pretende investir na internet, no ramo de loja virtual? Ou acredita que uma loja física é melhor? Ter claro exatamente onde irá atuar e o formato do seu negócio já é meio caminho andado. A definição de um formato está ligada às suas necessidades de atuação, incentivo, financiamento e tributação. Ao pensar no formato outras dúvidas surgem: localização (físico ou virtual), divulgação, profissionais, equipe entre outras.

Opinião e mentoria

Toda ideia precisa ser olhada por fora. Um olhar diferenciado, com uma visão totalmente distinta pode evidenciar o caminho certo a seguir e apontar as falhas. Mas, fique atento: é importante saber com quem compartilhar a ideia e a situação que você deve fazer isso. Por exemplo, em um momento inicial fale somente com aqueles mais próximos, pedir a opinião de amigos e profissionais da área que também possuam uma relação intima com você. Depois quando a ideia começar a ser implementada vale a pena começar a aumentar a divulgação e ir pedindo a opinião de outras pessoas, fazendo divulgação nas redes sociais. Procurar uma mentoria ou consultorias são formas de aprender com quem se destacou no mercado e tem vasto conhecimento para dar uma orientação precisa e valiosa. O meuSucesso.com disponibiliza diversos materiais que ajudam na formação empreendedora, desde artigos sobre diversos temas até programas com alto nível técnico que trazem especialistas de todas as áreas.

Pôr a mão na massa

A estratégia é importante, mas para dar certo é preciso começar a pôr a mão na massa e ir adaptando o seu plano estratégico. É indo para a ação que você percebe como o negócio está desenvolvendo e até se há problemas em sua estrutura. Esperar muito para pôr em prática, muitas vezes, pode ser perda de tempo. Você só irá saber se o negócio irá vingar depois que tentar. A experiência negativa pode ser válida para aprimorar a empresa ou até para descobrir o que fazer em uma segunda tentativa.

Assista ao episódio na integra: https://meusucesso.com/conhecimento/cursar/carlos-wizard-martins-27/?aula=170

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.