Uma equipe engajada em torno de um objetivo tem mais chances de duplicar os resultados e aumentar o faturamento


Engajar os funcionários em uma causa e objetivo para que isso se reflita em resultados satisfatórios é uma estratégia essencial para a empresa, mas há também o “outro lado da moeda”! É preciso mostrar e evidenciar as recompensas e reconhecimento pelo trabalho realizado. É uma relação de troca e essencial para uma empresa que quer crescer e se propagar.

Um programa de engajamento normalmente faz parte de uma ação de Endomarketing, em que a empresa se utiliza de meios e ferramentas de comunicação interna para promover a valorização dos empregados que desempenham bem as funções e expressam os valores da organização no dia a dia.

É preciso entender um pouco da teoria, do que está por trás dos bastidores de um programa de engajamento, que na sua essência, em termos práticos, nada mais é que um processo em que se determina uma meta, um objetivo, uma missão e os colaboradores em conjunto com seus gestores se envolvem na causa com o intuito de completar o que foi proposto.  Portanto, é preciso dar algo em troca do que foi conseguido e por isso precisamos entender as diferenças entre reconhecimento e recompensa:

Reconhecimento

* O objetivo é a valorização

* Reforço ao bom comportamento desempenhado (individual ou coletivo)

* Pode acontecer em pequenas oportunidades do dia a dia (por meio da liderança) e também de maneira pontual e periódica por meio de práticas ou processos institucionais

* Tem mais oportunidades para ser concretizado na organização uma vez que não está vinculado, necessariamente, a cargos, salários ou investimentos substanciais

Recompensa

* O objetivo final é a premiação

* Reforço ao bom comportamento desempenhado e ao atingimento de metas (individual ou coletivo); ou ainda ao mérito individual

* Acontece em momentos específicos e pontuais

* Tem menos oportunidade para ser concretizado na organização em virtude da estrutura hierárquica ou limitação de verba

Muitos agora devem estar pensando: “falar é fácil, quero ver fazer”. Realmente, a teoria é na maioria das vezes mais fácil do que a prática que é quando vemos o bicho pegar, não é mesmo?  Então, vem com a gente conhecer um case real.

Quando a equipe se torna um time, ninguém segura

Flávio Augusto implementou na Wise Up o programa Hunting Winners que funciona como uma competição e os vencedores se sentem realizados e recompensados porque ficam conhecidos em toda a rede, ganham visibilidade, e passam a ser considerados profissionais de alto impacto crescendo profissionalmente dentro da rede.

Gerentes, trainnes e novatos, todos têm a chance se destacar em uma competição que visa medir os resultados dos executivos da área comercial. Não importa o grau de experiência, se aquele profissional foi além das expectativas liderando as vendas isso ficará visível a todos e aquele colaborador será recompensado.

Temos que observar as principais características do programa para perceber o quanto isso reflete para empresa e funcionário:

*Baseia-se na meritocracia para recompensar os funcionários

* Os colaboradores se sentem reconhecidos e ganham visibilidade dentro da empresa

*A cada edição do Hunting Winners, novas oportunidades podem surgir para aqueles que obtiveram bons resultados

*Os vencedores têm contato direto com Flávio Augusto no dia da premiação e são assistidos por toda a rede

Nesta sexta-feira, o meuSucesso.com, em parceria com a Wise Up, irá transmitir a final do programa Hunting Winners e quem são os vencedores dessa vez! A transmissão será ao vivo e online e faz parte do último episódio de nossa série Inside Out, que ensina os elementos básicos de uma comunicação interna e endomarketing efetivos. Sandro Serzedello e Tathiana Cappellano, mentores da série, estarão presentes no evento. Os alunos do meuSucesso.com podem assistir diretamente pela plataforma após fazer o login, os demais podem se inscrever gratuitamente por aqui: http://suces.so/s/insideou10

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.