Segundo o Google, entre os anos de 2015 e 2017 houve aumento de 120% nas buscas pelo termo “tempo de espera”, o que indica a preocupação com a demora no atendimento


O comportamento de consumidores na atual era digital é bem diferente dos tempos onde não havia conexão com a internet. Hoje, vasculhar a internet em busca de informações sobre produtos e serviços é algo tradicional para a maior parte dos consumidores, não só para quem quer encontrar preços menores.

Por este motivo a estratégia de SEO se tornou tão importante para muitas empresas que se posicionam melhor, nos buscadores como o Google com conteúdos de qualidade e relevantes, a fim de entregar um material rico de informação e assim atrair o cliente para conhecer mais sobre o produto.

Lisa Gevelber, VP de Marketing do Google para as Américas, acredita que o objetivo dessas buscas é basicamente a otimização das experiências no mundo real. Pela internet é possível conferir, por exemplo, as opções disponíveis para um mesmo produto, bem como as avaliações de consumidores sobre a compra, a loja e a entrega. Atualmente existem incontáveis sites específicos para isso, bem como canais no YouTube e grupos nas redes sociais sobre testes e avaliações de produtos e serviços.

Também é possível comparar produtos similares ao mesmo tempo, auxiliando o consumidor em momentos de indecisão e dúvidas.

Através de estudos realizados com o seu público, o Google identificou três motivos pelos quais consumidores realizam pesquisam online antes de fazer compras:

1) As pesquisas empolgam

O processo de pesquisa passou a ser parte da experiência de consumo, que ajuda o cliente a entrar "no clima" antes do uso do produto ou serviço. As pesquisas geram saciedade para consumidores ansiosos que pretendem fazer uma compra, uma vez que já coloca o cliente em contato com o produto/serviço, mesmo que não seja fisicamente. Por isso, você como empreendedor deve estar atento sobre as estratégias de Inbound Marketing e as principais diferenças em relação ao Oubound Marketing para saber atrair esse público que cada vez mais se utiliza da internet e seus meios digitais para se informar mais sobre um produto.

2) Pesquisar gera mais confiança

Tempo e dinheiro são coisas preciosas na correria do mundo atual. Então, quanto mais conhecimento um cliente tem sobre determinado produto/serviço antes do contato físico, melhor. Seja por estar em um novo local, conhecer um prato culinário e restaurante ou até comprar um dispositivo eletrônico, todos querem ter confiança naquilo que vão fazer/comprar/consumir, evitando arrependimento e gastos desnecessários. Por isso, quanto mais informações online, melhor.

Quer um exemplo?

Segundo o Google Trends, entre os anos de 2015 e 2017 houve um aumento de 120% nas buscas pelo termo "tempo de espera", indicando a preocupação de clientes com o tempo perdido antes do atendimento em algum ambiente.

3) Pesquisar ajuda a criar experiências melhores

Ainda segundo o Google, o objetivo final das pesquisas é basicamente criar a melhor experiência possível. As pesquisas pré-consumo são feitas para gerar certezas sobre algo e, assim, possibilitar as melhores sensações, no menor tempo e com o menor gasto possível. Basicamente, consumidores pesquisam para não lidar com o ingrato arrependimento.

O que as empresas precisam saber para maximizar a experiência dos clientes antes da compra?

É necessário entender os diferentes momentos, tipos e raciocínios dos consumidores durante o planejamento das experiências de compra, seja de um serviço ou de um produto.

Onde eles colhem informações? Onde eles colhem opiniões? Onde e como está a reputação da sua empresa? Eles utilizam redes sociais e fóruns online sobre o seu produto/serviço?

Através das respostas é possível oferecer melhores opções para que os consumidores possam ter melhores experiências antes das compras e, principalmente, que elas gostem do que estão vendo, lendo ou ouvindo, para que assim a compra seja de fato realizada.

Um exemplo simples é disponibilizar ferramentas de comparação no site do produto, caso ele tenha opções similares ou até da concorrência, além de orçamentos online e, claro, um tira-dúvidas sobre seu produto, site, venda etc.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.