É muito importante que você estruture de maneira mais formal a proposta do negócio


O sonho de empreender e ser dono do próprio negócio só vai deixar de ser um sonho quando você entender que, mais do que vontade, esse desafio exige o cumprimento de alguns passos práticos e bem objetivos. Dentre esses, sem dúvidas, a elaboração de um modelo de negócios consistente e uma liderança eficaz estão entre os mais decisivos.

É muito importante que você estruture de maneira mais formal a proposta do negócio, com objetivos claros e meios para atingi-los bem orientados. É fundamental também criar mecanismos que permitam controlar o processo ao longo do desenvolvimento, podendo fazer ajustes sempre que necessário.

O modelo ajuda o empreendedor a ter uma visualização ampla do negócios, de maneira simples. Ferramentas como o Business Model Canvas são extremamente úteis nessa etapa.

Liderança

Sabe aquele ditado popular que diz "é o olho do dono que engorda o gado"? Pois bem, é uma bela sabedoria popular, muito certeira. De nada adianta ter uma ideia fantástica, um plano maravilhoso, um escritório bonito e uma pose descolada se a liderança é falha. Se você quer realmente estudar e aprender sobre liderança, recomendamos a você que leia as colunas de Sofia Esteves, fundadora da Cia de Talentos, que compartilha com o meuSucesso.com toda a sua expertise na área de Gestão Pessoas.

Aqui, elencamos dois pontos importantes nesse âmbito da liderança:

Visão macro

É seu papel analisar todas as variáveis que cercam o empreendimento e se preparar para elas. Enfim, sem um líder capaz de enxergar em 360º, as coisas podem ficar complicadas.

Apoiar, orientar, mediar

É você, na posição de dono e líder maior, quem tem também o papel de orientar e delegar cada função às pessoas mais capacitadas para cada trabalho. Um líder eficiente também precisa estar a postos para auxiliar quando necessário e também mediar os conflitos.

Esses temas e vários outros serão abordados no Start, primeiro curso do meuSucesso.com, dedicado a quem está iniciando ou pretende iniciar um novo negócio. 

Cuso Start ensina como montar o seu modelo de negócios

O meuSucesso.com preparou o curso Start para ajudar todos aqueles que querem tirar a sua ideia do papel. Marcelo Pimenta, professor na ESPM, especializado em Marketing e com mestrado em planejamento estratégico, irá ministrar o curso. O intuito é dar as ferramentas necessárias para aqueles que procuram iniciar um negócio próprio, mas antes necessitam observar diversos detalhes que vão desde o propósito e valor da empresa até como buscar um sócio e fazer as primeiras vendas. Além disso, o conteúdo é importante também para aqueles empreendedores já experientes e consolidados que querem revistar conceitos importantes para toda empresa.

Todo o conteúdo é on-line e você pode consultar e estudar de onde você quiser. Intitulado como Start, é divido em cinco aulas que serão lançadas no decorrer de cinco semanas. O curso se inicia no dia 03/07 e é lançado toda segunda-feira às 20hs, terminando no dia 31/07. Depois de lançadas, os assinantes do meuSucesso.com poderão consultar e assistir as aulas quando quiserem. Para saber mais, acesse nossa matéria que explica tudo sobre o curso.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.