Para definir o preço de venda é necessário considerar basicamente os aspectos mercadológicos (externo) e financeiros (interno)


Saber definir o preço de um produto ou serviço é uma tarefa muito importante para o sucesso da sua empresa. Afinal, cobrar errado pode ser um erro catastrófico e irrecuperável. Para descobrir o preço do seu produto ou serviço, diversas variáveis devem ser levadas em consideração. Aqui elencamos algumas delas.  Inicialmente é necessário descobrir quanto custou o seu produto/serviço.

Para definir o preço de venda é necessário considerar basicamente os aspectos mercadológicos (externo) — se o preço está próximo ao dos concorrentes, se o produto tem tempo de mercado e agressividade;  e os aspectos financeiro (interno) — se ele cobre os custos de produção/venda, as despesas fixas (água, luz, aluguel) e as despesas variáveis (comissões, por exemplo).

De um modo mais aprofundado, definir o preço de um produto ou serviço envolve muitas variáveis como população, atividade econômica da região, nível de renda local, presença ou ausência de concorrência etc. Lembre-se que o valor cobrado deve ser maior que o custo de produção, de vendas (despesas como aluguel, funcionários etc), e a margem de lucro líquido (o retorno financeiro ao final do processo) somados.

Se o preço médio de produtos concorrentes de mesmo nível for menor que os seus custos de produção…algo está errado. Refaça imediatamente os cálculos do seu negócio para buscar a diminuição dos custos e/ ou margem de lucro, visando equilibrar o preço de venda do produto e aumentar a competitividade e relevância no mercado.

O correto, de uma forma geral, é que o custo de produção e venda do produto + a margem de lucro seja inferior ao valor tradicional do mercado. Assim, a longo prazo o empresário conseguirá diminuir os custos, preservar uma boa margem de lucro e, claro, baixar o preço dos produtos, impulsionando as vendas. Lembre-se sempre que definir corretamente o preço de um produto é a etapa inicial para atrair bons clientes e conquistar (ou afastar) o mercado consumidor.