Em algum momento, o empreendedor precisará de conselhos e ajuda de quem entende do assunto


Independentemente do tipo de negócio que você está começando, em algum ponto você terá que buscar um mentor. Na verdade, mais do que isso: o mentor perfeito para a sua empresa. Alguns itens devem ser levados em consideração para você acertar em cheio na escolha do profissional. Confira algumas dicas que vão ajudá-lo nesta busca:

Busque alguém que tenha vivenciado tanto sucessos quanto fracassos
O mentor perfeito é aquele que vivenciou as mais diversas situações em sua vida profissional, ou seja, alcançou sucessos, mas também passou por fracassos ao longo da carreira. Falhas são oportunidades para os empreendedores fazerem uma avaliação de seus processos, por exemplo, na construção de um negócio, podendo dar dicas valiosas do que funciona e o que não dá certo. Além de experiência de mercado, o mentor ideal é aquele que domina outros itens,como distribuição, investimentos e desenvolvimento de produtos. 

É importante que ele tenha experiência em posições de liderança. Considere ainda a história do profissional, como ele começou e o que se tornou. A relação com mentores que têm uma história similar à sua costuma ser mais proveitosa, pois eles entendem exatamente o que você está passando naquele momento, já que estiveram na mesma situação. Insights especializados são muito valiosos. 

Considere a experiência na indústria

Você deve selecionar o mentor perfeito baseado na vida do profissional. Por exemplo, se você quer liderar uma grande empresa de tecnologia um dia, então é inteligente escolher uma pessoa que seja um executivo de expressão nesta área. Por outro lado, se você deseja crescer liderando uma empresa de Relações Públicas, busque um mentor que já tenha ocupado esta posição na carreira para que ele possa dar dicas e conselhos pontuais. 
 
Procure um profissional que tenha os mesmos valores que a sua empresa prega

Existem milhares de profissionais bem-sucedidos no mundo, no entanto, são poucos aqueles que compartilham dos mesmos valores e visão de mundo que você  – consequentemente, também de sua emrpesa. Certifique-se de escolher como mentor alguém com quem você possa realmente dividir a visão tem da empresa. Se você dá uma certa importância aos aspectos sociais ou ambientais, por exemplo, verifique a preocupação que o mentor possui também com estas questões. Caso o foco seja na eficiência e no crescimento sustentável, o perfil deverá ser outro e assim sucessivamente. É meio caminho andado. 
 
Escolha uma pessoa que tenha uma grande rede de contatos

O mentor perfeito é aquele que tem um bom networking e que pode ajudá-lo a ter acesso a potenciais parceiros e investidores. Com uma rede de contatos sólida, bastará que ele faça as devidas apresentações para sua rede de contatos para que isso aconteça. Alguns empreendedores oferecem, inclusive, uma pequena participação em seu negócio, proporcional à dedicação que o mentor poderá dar. 

O mentor perfeito é aquele que está alinhado com as necessidades da sua empresa. Ele precisa entender quem você é e onde quer chegar com o seu negócio. Quando as expectativas de ambas as partes são compartilhadas e estão em sintonia não tem como este relacionamento não render bons frutos para você e para sua empresa.

E você, o que busca em um mentor para o seu negócio? Como faz para buscar este profissional? Conte para a gente através dos comentários.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Cassio Spina

Engenheiro eletrônico formado pela Escola Politécnica da USP, foi empreendedor por 25 anos na área de tecnologia, atualmente exercendo a atividade de investidor anjo para startups e advisor/conselheiro de empresas. É o fundador da Anjos do Brasil, organização sem fins lucrativos de fomento ao investimento anjo e da Altivia Ventures, empresa de investimentos e advisoring. Também é colunista/colaborador de diversas publicações, mentor da Endeavor, conselheiro de empresas e autor dos livros “Dicas e Segredos para Empreendedores” e "Investidor-Anjo - Guia Prático para Empreendedores e Investidores".