Pessoas

Saiba como fazer o diagnóstico para identificar problemas do mercado

11/03/2016 • por meuSucesso .com

Nossa equipe desenvolveu um material especial para você aprender tudo sobre desenvolvimento de soluções

Um dos princípios básicos do empreendedorismo é saber identificar uma problemática, seja algo referente a uma necessidade ou demanda de mercado, e elaborar uma solução que atenda e resolva o problema. Se olharmos para a raiz de diversos negócios é fácil encontrar o que eles se propõem a solucionar.

O Post-it, por exemplo, resolveu aparentemente uma necessidade bem simples, que é a de marcar recados de forma ágil, simples e visual para que nenhuma tarefa seja esquecida. Antes dele o problema já era resolvido, arrancava-se um pedaço de papel que era colado com fita durex em algum lugar visível. O que acontece é que o Post-it propôs uma solução diferente a essa problemática.

No entanto, os empreendedores devem estar atentos ao ponto focal do problema. Muita gente se apaixona pela solução que está elaborando e esquece de realmente identificar e validar a ideia. Dica: não pense na solução primeiro e depois no problema. Faça o contrário: invista grande parte do seu tempo analisando todas as questões que envolvem o problema para depois elaborar um produto ou serviço que resolva isso.

Pensando em todos esses problemas, nossa equipe desenvolveu um Guia de identificação e resolução de problema, que irá ajudar você a ver se seu negócio está no caminho correto.

O intuito desse material é trazer mais conhecimento complementar sobre o tema que os alunos do meuSucesso.com estão estudando: o Estudo de Caso de Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech. Inclusive, o guia está disponível também entre o conteúdo complementar do episódio 02 do case de Gustavo.

Nosso objetivo é oferecer conteúdos relevantes que se aprofundem na temática estudada, no caso maneiras de perceber e solucionar demandas e necessidades do mercado, mas que também sejam materiais independentes que tragam insights e ensinamentos que vão além da trajetória do empreendedor e, sim, que estejam relacionados ao que todo empreendedor gostaria de aprender para aumentar seu repertório sobre o assunto.

Estudo de Caso de Gustavo Caetano

Nossos cases são divididos em seis episódios, cada um com cerca de 40 minutos a uma hora de duração, em que o aluno vê logo no início um rápido documentário, que traz diversas entrevistas com profissionais, familiares e amigos que acompanham a trajetória de Gustavo e, em seguida, confere um bate-papo robusto com Sandro Magaldi, CEO do meuSucesso.com. No total são 6 semanas (um episódio por semana) repletas de conteúdo – além dos outros programas que lançamos – que compõe cerca de 10 horas de estudos.

Samba Tech: de startup para empresa internacional

A história da Samba Tech é curiosa. Tudo começou com uma brincadeira no celular. Depois, evoluiu para um pequeno negócio de garagem voltado para a área de games. A iniciativa deu certo, cresceu e, para se diferenciar da concorrência, pivotou e decidiu focar no mercado de vídeos online. Nascia assim a Samba Tech, empresa que deu origem ao conjunto de negócios que hoje compõem o Samba Group e são a maior plataforma de vídeos da América Latina.

O jovem Gustavo, nascido na cidade de Araguari, no interior de Minas Gerais, sempre pensou grande e questionou o status quo. Tornou-se um caçador de inovações, provando que até uma pequena startup pode ser relevante no mercado. Sua trajetória é repleta de conquistas: foi eleito o CEO do ano pela PEGN em 2014, fez parceria com o MIT para fazer intercâmbio de experiências e participou da Nasdaq em eventos como palestrante para os principais CEOs e CIOs do mundo. Inovação é uma das principais características do empreendedor e, em 2011, ele fundou a Associação Brasileira de Startup (ABS) para compartilhar e ajudar outros empresários a conquistarem o sucesso.

Comentários