O mercado digital, por exemplo, viu seu faturamento crescer 5,2% no primeiro semestre do ano


O final do ano está chegando e, com ele, o balanço que fazemos sobre tudo que aconteceu. Em ano de instabilidade política e economia em recessão, é fácil afirmar que o ano não foi tão positivo. Mas será que 2016 foi realmente um ano ruim? Sabemos que o nível de desemprego subiu e muitos estados brasileiros se viram em um sério problema de endividamento, entretanto, mesmo em um cenário desfavorável, alguns negócios conseguiram crescer nos últimos doze meses. 

O mercado digital, por exemplo, viu seu faturamento crescer 5,2% no primeiro semestre do ano, segundo relatório divulgado pela E-bit WebShoppers. No segundo semestre, o e-commerce faturou R$1,9 bilhão, uma alta de 17% na comparação com 2015. Para muitos especialistas, os bons resultados que negócios digitais vêm alcançando, enquanto muitos varejistas enfrentam a crise, aponta para uma tendência que deve se consolidar ainda mais: o consumidor não deixou de comprar, ele só está migrando para o digital. 

Isso mostra que, em ano de crise econômica, empreendedores precisam entender como o consumidor está se comportando e tentar se adequar aos novos hábitos e comportamentos para atender às demandas. É a flexibilidade e a capacidade de inovar que faz com que negócios consigam manter seu sucesso. 

Além disso, a crise de 2016 ainda fez com que muitos brasileiros tivessem que recorrer a métodos criativos para lidar com o desemprego e gerar renda extra. Assim, o empreendedorismo "por necessidade" ganhou força. Nesta matéria, o fundador do meuSucesso.com, Flávio Augusto compartilha alguma dicas de como lidar com a crise e não se lamentar com a situação.

Com a crise, veio a necessidade de inovar e sair da zona de conforto. Por isso, por pior que 2016 tenha sido em alguns casos, a necessidade de inovação e a busca por novas alternativas podem sempre ser apontadas como um lado positivo.

O ano está acabando, olhe para novos horizontes

Estamos chegando à reta final de 2016, mas nem por isso você deve deixar de estudar, preparar-se e ir a fundo para estar planejado para o ano que vem, para 2017! Pensando nisso, separamos alguns conteúdos com o intuito de ajudá-lo:

Vendas

Todo empreendedor deve saber vender. Se um negócio não vende, ele quebra. Por mais que seja um momento de dúvidas e incertezas quanto a economia, não é hora de desanimar. Por isso, nós trazemos 10 técnicas de vendas infalíveis para você se destacar! Além disso, se você quer mais algumas dicas e a visão de quem realmente entende do assunto, veja o que Flávio Augusto e Alair Martins, do Grupo Martins, têm a aconselhar sobre um processo de vendas e negociação.

Crise

Como já falamos neste texto, muitos empreendedores estão sabendo lidar com a crise por meio da criatividade. Nesta matéria "É possível empreender em um país em crise?" trazemos uma reflexão sobre essa pergunta.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.