Antes de decidir ir até lá, avalie bem o estágio do seu negócio



O Vale do Silício se converteu numa espécie de Meca do empreendedorismo. Todo empreendedor que tem, ou pelo menos acredita ter um projeto de alto impacto, sonha em algum momento chegar até lá. E não é para menos. Nos últimos 50 anos, foi de lá que saíram algumas das companhias mais inovadoras do mundo. Nos últimos 20, então, a fertilidade desse solo ficou ainda maior, atraindo profissionais, empresas e investidores dos mais variados países. Muita gente conseguiu vender e comprar por lá ideias maravilhosas, que deram muito certo e se consolidaram como potências globais. O Facebook é um exemplo disso. Mas será que o Vale é mesmo a terra dos sonhos, onde você vai conseguir investimento com facilidade?

Que é a terra dos sonhos, não tenha dúvidas. Por lá, respira-se inovação e empreendedorismo. Um ecossistema tão poderoso quanto aquele não se encontra em nenhum lugar. Mas vá com calma no quesito investimento. No Vale do Silício, assim como existem vários investidores dispostos a aplicar dinheiro em negócios com potencial, também está cheio de gente competente em busca de aportes. Seu projeto maravilhoso terá, sem dúvida alguma, vários concorrentes tão bons quanto.

Antes de decidir ir até lá, avalie bem o estágio do seu negócio, o mercado, possíveis investidores que procurará, estratégias de abordagem, entre outras coisas. Prototipe, teste, valide. Ter um MVP (Produto Mínimo Viável) em mãos ao buscar um investidor também é essencial.

O fator “você”

Quando investidores aportam dinheiro em um negócio, eles levam em conta diversos aspectos. O primeiro, obviamente, é o potencial de escalabilidade do negócio e como ele poderá gerar resultados no futuro. Mas outro tão importante quanto é a capacidade do empreendedor de levar à frente todas as expectativas geradas. 

Por isso, é muito importante que, além de ter um produto muito bom, você se capacite para ser um empreendedor à altura. Uma reclamação comum no meio é que muitos projetos são puxados por desenvolvedores fenomenais, mas que falham em quesitos essenciais para o sucesso de um negócio, como a habilidade de lidar com pessoas e desenvolver estratégias de vendas, por exemplo.

Na série “Disrupt – Inside Silicon Valley”, produção original do meuSucesso.com, você confere mais detalhes sobre esse tema e vários outros relacionados à região. Nesta semana estamos lançando o quarto episódio que conta sobre como funciona o investimento dentro do Vale do Silício. Confira o trailer e assista aos episódios já disponíveis: https://meusucesso.com/conhecimento/serie/vale-do-silicio-34/

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.