O Curso Start, ministrado pelo professor Marcelo Pimenta, aborda os fundamentos do empreendedorismo



O meusucesso.com lançou o curso Start com a finalidade de dar a você as ferramentas para inicar o seu negócio. São 5 aulas que trazem um tema principal, que é divido em vários conceitos exemplificados pelo professor Marcelo Pimenta, especialista em inovação e modelos de negócio, que compartilha sua visão sobre o universo empreendedor e a experiência coletou ao longo de seus mais de 10 anos de experiência profissional e constante contato com empreendedores.

O intuito é dar as ferramentas necessárias para aqueles que procuram iniciar um negócio próprio, mas antes necessitam observar diversos detalhes que vão desde o propósito e valor da empresa até como buscar um sócio e fazer as primeiras vendas. Além disso, o conteúdo é importante também para aqueles empreendedores já experientes e consolidados que querem revistar conceitos importantes para toda empresa.

Trazemos também integrados às aulas diversos conteúdos do meuSucesso.com, como trechos dos Estudos de Caso e aulas complementares para fundamentar diversos pontos abordados.

Além disso, temos diversos materiais para ajudar no seu estudo, que serão disponibilizados no decorrer das aulas. Temos atividades como o Canvas do Modelo de Negócios, Canvas da Proposta de Valor, e testes on-line para avaliar o que você aprendeu em determinados episódios. A primeira aula já está no ar, assista!

Especialista

Marcelo Pimenta (menta90, como é conhecido nas redes sociais) é consultor, jornalista, escritor, empresário, professor, estrategista e palestrante. Tem especialização em marketing (ESPM) e mestrado em planejamento estratégico (UCES). Escreve toda a segunda-feira no Blog do Empreendedor – Estadão PME. Representa o Brasil na rede acadêmica internacional NETEXPLO, que identifica tendências de inovação digital. Um dos pioneiros da internet brasileira, com a Rede BancNet (1994). Professor das disciplinas de "Gestão da Inovação"​ e “Design Thinking”, na ESPM.

2>O que cada aula aborda

Cada aula tem uma temática bem definida e o curso segue uma “trilha” passando por conceitos importantes que são fundamentais em toda empresa.

Aula 01 – Iniciativa

Aula 02 – Criatividade

Aula 03 – Modelo de Negócio

Aula 04 – Mercado

Aula 05 – Liderança

Aula 01

Na primeira aula, Marcelo Pimenta apresenta o objetivo do curso Start e a trilha de estudos que você irá estudar durante as 5 aulas. O primeiro passo é entender sobre a iniciativa, o que faz alguém empreender. Vamos analisar o propósito, a mentalidade e o comportamento empreendedor. Para fundamentar isso, separamos trechos de nossos materiais e conteúdos, tanto das séries e Estudos de Caso quanto das aulas que irão ajudá-lo a visualizar e compreender o que é aprendido. Não deixe também de assistir as recomendações do professor, que são obrigatórias para aproveitar todo o curso. Para esta aula, temos um teste online feito especialmente para avaliar seus aprendizados.

Aula 02

Criatividade é essencial para toda empresa. O tema principal da aula é esse e você irá entender mais sobre design centrado no cliente, atendimento e inovação. Pense fora da caixa, diferencie-se da concorrência e, se for o caso, procure segmentar o seu negócio para suprir uma carência do mercado. Estas são as lições e tópicos que iremos abordar nesta segunda aula, com Marcelo Pimenta. Lembre-se: acessar os materiais complementares é essencial para tirar proveito de toda a trilha que construímos para você!

Aula 03

Depois de estudar o comportamento e mentalidade empreendedora, passando também pelos princípios da criatividade e do design centrado no ser humano, vamos nos aprofundar na terceira aula em como analisar e estabelecer um modelo de negócio para a sua empresa. Nesta aula, você irá estudar diversos nichos de mercado e irá entender como funciona desde o mercado de massa até o segmentado. Para ajudar a visualizar o que é exposto na aula, separamos trechos que exemplificam cada exemplo que o professor Marcelo Pimenta evidencia na aula. Ao final, faça o exercício da Proposta de Valor.

Aula 04

Na quarta aula é o momento de abordarmos formas mais práticas e técnicas de “fazer acontecer o seu negócio”. Aqui vamos abordar e explicar como o Marketing Digital pode ser importante para a sua empresa – afinal, quem não tem presença digital, não se comunica com todos os públicos. Aprenda também a importância das vendas dentro do seu negócio e sobre como posicionar a sua marca. Ao final da aula, faça o teste online que preparamos especialmente para você conferir os ensinamentos transmitidos pelo professor Marcelo Pimenta.

Aula 05

Para finalizar o curso, a última aula aborda temas essenciais para todo empreendedor. Veja a importância da escolha de um sócio que agregue valor e estude também sobre liderança criativa e importância da equipe. Nesta última aula também preparamos um exercício que ensina como montar o Canvas do Modelo de Negócio. Marcelo Pimenta explica os detalhes de como fazê-lo e dá dicas a alguns alunos do meuSucesso.com que foram convidados a participar da dinâmica.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.