O colunista e especilista em Marketing Digital, Will Fernandes enumera o que você deve fazer para engajar mais seu público no Instagram


O Instagram anunciou recentemente que possui 400 milhões de usuários. Isso mesmo, quatrocentos milhões de pessoas usam o Instagram, sendo que 75 milhões delas accessam diariamente o famoso aplicativo.

Mas antes de falar de Instagram, eu vou falar sobre o meu avô Alan.

Enquanto vivo, meu avô tinha o hábito de ler e ler muito. Ele comprava muitas revistas e muitos jornais. Acredito que a certo ponto ele chegou a assinar todas as maiores revistas do país e todos os jornais locais e nacionais. Ler era uma forma de exercitar sua imaginação, de se conectar ao mundo e de descobrir novas idéias. Eu me lembro de ir na banca de jornal com ele (para comprar figurinhas do Brasileirão) e ele me falou sobre as revistas de circulação global como a TIME. Ele me falou que enquanto viajava o mundo fazendo seu doutorado, ele gostava de ler essas publicações globais para ter uma melhor perspectiva do mundo.

Eu me facinei por esse acesso global. Na banca de jornal, eu via as seguintes revistas: de Surf, de Cachorro, de Carro, de Esportes, de Música, de Viagens, ou seja, eu via revistas de tudo. Na verdade o meu avô não sabia mas ele estava me levando à internet da época, a Banca de Jornal.

Voltando a falar de Instagram.

Eu tenho percebido o porquê do Instagram ser tão popular, pois assim como nos meus passeios à Banca de Jornal, o Instagram me dá acesso a “revistas de tudo.’’

No Instagram, eu sigo o Kelly Slater (surfista), sigo o perfil de Animais, sigo os maiores esportistas do mundo como Neymar e Lebron James, sigo bandas do mundo todo, sigo perfis como a Nat Geo Travel, ou seja, eu vejo “revistas de tudo.”

Esse insight de que o Instagram é a “Banca de Jornal do Mundo” deve mudar a forma que interagimos com o “Insta”. A sua marca deve deixar de agir como uma empresa e passar a agir como uma Revista Global no Instagram. Você, empresário, deve pensar como um editor-chefe da revista TIME e colocar as melhores fotos, histórias e posts para uma audiência exigente e global.

Mas como me transformar em revista?

Vou compartilhar 3 conceitos que vão ajudar na sua transformação.

Conceito 1- Planeje seu conteúdo

Planejar não significa engessar o processo. As vezes as coisas que surgem de última hora podem surtir muito efeito. Por exemplo, um tempo atrás um koala entrou no escritório do meu cliente e ele postou uma foto no Insta; esse post ficou muito popular aqui na Austrália, mas casos como esse não acontecem todos os dias. Em vez de ficar se perguntando o que postar, pesquise. Procure as datas importantes do mês, grandes eventos e siga as trends do mundo.

Conceito 2 – Imagem é tudo

Pensando como o editor-chefe da TIME, o que você vai postar essa semana? Fotos distorcidas, desinteresantes, sem um visual legal não vão impressionar ninguém. Procure criar fotos e vídeos que contem uma história. Eu adoro as ilustrações do Geração de Valor, pois mesmo com pouco texto, os posts do GV sempre contam uma história.

Conceito 3 – Seja um contador de histórias

Tudo tem a sua história: o serviço de IT que você faz, a coxinha que você vende, o prédio que você construiu – tudo tem uma história.

Insight: o segredo de vender no Instagram não é postar muitas fotos sobre o seu produto mas sim postar muitas histórias sobre seu produto!

E essa histórias podem ser passadas, presentes ou futuras.

Exemplo de passado: foto do seu primeiro escritório com computadores brancos e você com um celular gigante na mão e o texto “Nosso forte sempre foi a technologia! #anos90 #flashbackfriday”

Exemplo de presente: Uma foto panorâmica do topo do seu prédio mostrando sua cidade e um texto “Amo esse lugar #selvadepedra”

Exemplo de futuro: fotos dos seus colaboradores tentando colocar a decoração de natal com um texto “Esse natal vai bombar…. se, agente conseguir colocar a decoração a tempo! #natal #vamosquevamos”

Seja um master de storytelling e você vai ter um up de engajamento no Instagram do seu negócio.

Em suma, trate o Instagram como a Banca de Jornal do Mundo e pense como um executivo de mídia, procure os melhores profissionais, as melhores imagens, as melhores histórias e a sua “revista” será uma best seller no Instagram.

A vida não vale nada se você não tem uma boa história para contar!

Quais são os seus insights?

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Will Fernandes

Will Fernandes é empreendedor na área de Marketing Digital em Sydney, Austrália. Will trabalha com PME's, Governos locais e empresas Fortune 500. Will presta consultoria de marketing digital, Pro-Bono, para ONGs e Institutos focados no meio-ambiente, assistência social e erradicação da pobreza.