Empreendedorismo

Fundador da Cacau Show conta como transformou um erro em oportunidade

28/09/2016 • por meuSucesso .com

Alexandre Costa participa do nosso Estudo de Caso e comenta como foi o início de uma das maiores empresas do Brasil

Bombons, chocolate de vários sabores, café expresso e diversos tipos de variedades para conquistar e atrair os consumidores. Hoje, a Cacau Show é um sucesso e dobrou de tamanho nos últimos cinco anos ao saltar de mil lojas para mais de 2 mil unidades neste ano! Mas muito antes mesmo de se tornar esse sucesso e até ser conhecida como uma empresa que soube se posicionar no mercado, competindo não só com negócios do segmento de chocolate, ela já foi uma pequena empresa que teve início dentro de uma família empreendedora e começou a ganhar forma nas mãos de um jovem empreendedor.

A história de Alexandre Costa reflete muito as lições que teve e vivenciou com a mãe empreendedora. Nascido na zona norte de São Paulo, no bairro da Casa Verde, Alexandre é filho de tecelão e mãe vendedora de produtos de beleza em domicílio. Quando criança, acompanhou a mãe vendendo cosméticos, lingeries e até utensílios domésticos. Ela mesmo montava os próprios catálogos com a ajuda da família, os próprios filhos (incluindo Alexandre) e sobrinhas serviam de modelo para as fotos. O negócio deu tão certo que foi preciso até contratar outras revendedoras.

Quando Alexandre tinha 14 anos, em 1984, a mãe começou a vender chocolate, montou um catálogo de bombons recheados com licor e foi vender. Ele era responsável por receber os pedidos das revendedoras, fazer encomendas no fabricante e embalar tudo. Porém, teve um momento que a demanda foi tão grande que a família não conseguiu arcar com as encomendas. “Quando o fabricante não teve todo o chocolate para entregar, ela parou de vender em prol desses relacionamentos com o cliente. A pior coisa que tem é você vender algo para o cliente, não entregar, sobretudo, se a gente está falando de Ovos de Páscoa, há mais de trinta e tantos anos, onde não tinha a oferta como tem hoje”, comenta Alexandre

Fazendo do erro, uma oportunidade

Depois de três anos que a mãe deixou de trabalhar com a marca, Alexandre retoma aos 17 anos o negócio de chocolate que daria origem a Cacau Show. O intuito era mostrar para a família e para si mesmo que ele era capaz de se organizar em prol de um objetivo comum, de fazer acontecer... e aconteceu!

Ao vender mais de dois mil ovos de 50g, depois de ter os pedidos, descobriu que havia feito um grave erro: ele não conhecia profundamente a linha de produtos da fábrica, que não verdade não produzia ovos de 50g e não teria condições de fabricar a quantidade pretendida em apenas uma semana antes do domingo da Páscoa. O que fazer então?!

Era preciso honrar com a encomenda e não perder o pedido, Alexandre então foi atrás de alguém que pudesse fabricar os chocolates em casa e já tivesse experiência com esse tipo de demanda. Ele comprou as formas, embalagens e quantidades suficientes do produto em barra para que fossem derretidos e serem transformados em ovos de Páscoa.

As primeiras encomendas foram entregues, o lucro chegou e Alexandre decidiu continuar tentando e foi aprendendo ao longo do tempo, hoje fazem mais de 20 anos que essa história começou e só continua crescendo. “Nada é impossível, nada é difícil, só precisa se preparar para fazer frente ao teu desafio. Então eu tinha entendido que fazer chocolate era uma coisa absolutamente possível e viável, então peguei esse dinheiro e comecei”, comenta o empreendedor.

Experimente por 7 dias grátis

Conhecendo de perto essa história

Nossa equipe já está com a mão na massa na produção do próximo Estudo de Caso do meuSucesso.com que traz Alexandre Costa em nosso estúdio contando como foi o início da Cacau Show, desde os primeiros passos, até os desafios para superar a concorrência e se destacar. Você vai aprender um pouco mais sobre o que fazer e formas de lidar com um mercado saturado, como é o de chocolate, criando um nicho diferenciado. Além disso, vamos focar e trazer insights valiosos sobre venda direta, uma das principais modalidades utilizadas pela Cacau Show, como também iremos oferecer aulas focadas desde a execução de um negócio base zero até fundamentos sobre gestão financeira!

Fique ligado aqui na plataforma e em nossas redes sociais para receber todas as novidades! O Estudo de Caso da Cacau Show é o último do ano e será lançado no dia 31/10! Neste mesmo dia, você tem a oportunidade de participar de nossa pré-estreia que acontece em São Paulo no Shopping Iguatemi JK. Confira mais informações:

Informações adicionais

Pré-estreia do Estudo de Caso de Alexandre Costa – garanta a sua vaga.

Local: Sala Cinépolis, Shopping JK Iguatemi, São Paulo, SP. Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041. São Paulo - São Paulo

Preço para Assinante: R$ 99,90

Preço para não-assinante: R$ 149,90

O que são as pré-estreias dos Estudos de Caso? O meuSucesso.com, em parceria com a rede de cinemas Cinépolis, realiza pré-estreias de produções cinematográficas com toda a qualidade das telas IMAX. Você vivencia a trajetória de grandes empreendedores nacionais com todo o conforto que o cinema pode proporcionar.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários