Empreendedorismo

Abrir uma empresa não é um conto de fadas

4/01/2017 • por meuSucesso .com

Empreendedor, saiba que o caminho para prosperar é longo e árduo, mas muito recompensador. Veja alguns números e conheça mais o mercado.

O entusiasmo do brasileiro pelo empreendedorismo pode ser algo ofuscante para aqueles que resolvem abrir o próprio negócio. Com o agravamento da crise econômica e o desemprego grassando entre profissionais jovens e experientes, a melhor saída tem sido abrir as portas de novas empresas.

A pesquisa Global Entrepeneurship Monitor (GEM) 2015, realizada pelo Sebrae, aponta que a taxa de empreendedores estreantes no Brasil saltou de 29% em 2014 para 44% no ano seguinte. Mas há outros dados contrastantes: o percentual de empreendedores por "oportunidade" caiu de 71% para 56%, número semelhante ao de 2007, e o fechamento de empresas com até dois anos de atividades também é alto.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2013 e 2014, 944 mil CNPJs foram extintos, acentuando o aumento do fosso entre abertura de novas empresas e fechamentos. Esses dados apontam que sobra entusiasmo mas falta conhecimento sobre gestão para tocar o dia a dia dos negócios. Se voc~e ainda não abriu a sua empresa, mas está pensando sobre o assunto, a nossa matéria "Documentos necessários para abrir uma empresa" pode te ajudar nessa missão.

Antes de abrir uma empresa é necessário conhecer o mercado onde vai atuar, mapear a concorrência, ter previsão de capital de giro, conhecer o próprio produto e saber vendê-lo, conhecer os custos e obrigações burocráticas, ter uma reserva financeira e muita paciencia. Em muitos casos, as empresas podem demorar meses ou anos para que as receitas cubram os custos e o investimento inicial. Então, pense bem antes de abrir a sua empresa!

Isso tudo é apenas o começo. Ter uma empresa não é uma narrativa de contos de fadas, com início, meio, desfecho e uma moral da história. É uma lida diária onde há constantemente perdas e ganhos. O desafio do empreendedor é garantir a sustentabilidade da empresa a longo prazo e buscar inovar em todas as frentes.

Planejamento financeiro antes de abrir a minha empresa

Planejar com cuidado e atenção o uso dos recursos disponíveis é essencial para garantir a sustentabilidade e continuidade da vida de uma empresa com sucesso. Uma planilha em excel é efetiva para definir gastos, prioridades e manter o controle e a organização do que entra e sai da empresa.

A preocupação em ter esse controle deve ser ainda maior quando se trata de um negócio em estágio inicial pelo fato de não se ter tantos clientes e a empresa ainda não estar consolidada no mercado.  O planejamento financeiro empresarial possui características e fundamentos específicos, para facilitar o trabalho de quem pretende montar um modelo personalizado, montamos um Guia Básico de Planejamento Financeiro para te ajudar a vencer os desafios na hora de colocar o seu negócio em prática. Além disso, o material traz planilhas e dicas para viabilizar toda a operação financeiramente. Baixe agora mesmo, o material é gratuito e traz dicas bem importantes para quem quer se planejar antes de abrir o seu próprio negócio.

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários