Vilmar Ferreira revela seus pontos fortes que o ajudaram a criar e consolidar a Aço Cearense
Empreendedorismo

Fortalezas de Vilmar Ferreira: ética, tomada de decisão e visão

26/01/2017 • por meuSucesso .com

Veja quais são as principais características e qualidades do fundador da Aço Cearense

Vilmar Ferreira é protagonista do Estudo de Caso do meuSucesso.com e com ele aprendemos um pouco sobre o perfil do empreendedor e das particularidades que o fizeram construir a Aço Cearense, maior distribuidora independente de aço do Brasil. Graças ao trabalho duro e dedicação, Vilmar Ferreira cresceu, consolidou o negócio e hoje é referência entre milhares de empreendedores. O reconhecimento fica evidente quando o a história de Vilmar começa a ser veiculada não só no meuSucesso.com, como também em outros meios de comunicação, como a Revista Isto é Dinheiro, que produziu uma matéria especial sobre o nordestino e todo o início na carreira empreendedora. Intulada de "O otimismo do homem de aço" que conta como ele começou na roça até criar uma empresa bilionária no setor sederurgíco.

Mais abaixo listamos e exploramos a fundo cada uma dessas fortalezas e qualidades que compõe a história de Vilmar. 

Tomada de decisão e a ética

Decisão e escolhas são fáceis de serem decididas para Vilmar, que não pensa muito antes de seguir em frente. Para ele, apenas alguns segundos são importantes para se chegar à conclusão e partir para ação. Pensar muito pode ser pior porque irá alimentar a dúvida. É melhor ser rápido, analisar com frieza, sem perder muito tempo, e dar a palavra.

Durante a trajetória do empreendedor, vários momentos marcaram e demonstraram esse perfil voltado à rápida tomada de decisão. Um deles é quando Vilmar está iniciando-se como empreendedor e já tem seu negócio próprio que revendia bebida alcoólica. Em algum momento, o empreendedor é confrontado pelo próprio pai sobre esse empreendimento. “Filho, bebida não traz felicidade ao homem disse o meu pai. Pensei que ele tinha razão. Foi muito rápido o raciocínio, logo já tomei a decisão de parar”, conta Vilmar.

Em poucos dias vendeu o negócio e partiu para outro caminho, que daria origem a Aço Cearense – no terceiro episódio, você vê com mais detalhes esse momento da trajetória de Vilmar. Situações como essa evidenciam bem como é o comportamento dele e também demonstram como a ética está presente em sua vida. O pai não aprovava o fato do filho mexer com um produto que pudesse causar mal a alguém, que viciasse. Por respeito ao pai e aos valores que foram passados, Vilmar sentiu que o correto era deixar de vender bebida alcoólica.

Experimente por 7 dias grátis

Fé de que é possível conquistar o que queremos

Uma das características mais evidentes de Vilmar Ferreira é a sua fé e crença de que é possível conquistar e chegar onde queremos independentemente dos desafios e dificuldades. Essa fé se mistura muito com outra qualidade que é a resiliência, por crer que tudo irá dar certo, o empreendedor não desiste fácil. Isso está muito ligado com a origem dele, como vimos no primeiro episódio do Estudo de Caso, que nasceu em uma família pobre, enfrentou as dificuldades da roça, trabalhou e pegou firme para vencer, mas sempre acreditando na possibilidade de que tudo iria ocorrer bem.

Apesar das dúvidas, das descrenças de muita gente, Vilmar segue em frente. Além da fé espiritual, há também a convicção de que aquilo vai dar certo. Mas, claro, sem esquecer as evidências e olhar para razão. É preciso crer e ter pensamento positivo se queremos algo, mas também é necessário ter visão e coerência para analisar bem cada situação e ver que por mais que tenhamos positividade aquilo não vale a pena. Mais abaixo vamos tratar um pouco sobre essa visão crítica e analítica de Vilmar.

Um exemplo que Vilmar cita durante o segundo episódio do Estudo de Caso é em relação a siderúrgica SINOBRAS, que foi fundada em 2006, considerada como um marco na história industrial do Pará, tendo capacidade de produção anual de 390 mil toneladas de aço. Na época, quando Vilmar veio com a ideia de criar a siderúrgica, muita gente duvidou e acreditou que isso era muito improvável de acontecer – devido tanto ao alto investimento quanto à dificuldade de implantar uma operação deste porte. A forte crença que daria certo e comportamento otimista de Vilmar conquistou a equipe fazendo com que todos se unissem e acreditassem que o empreendimento sairia do papel se todos trabalhassem duro.

Visão analítica e capacidade de negociação

Outro fator muito evidente em Vilmar é a visão analítica, calculando as perdas e os ganhos com cuidado. Por mais que ele tome decisões rapidamente, por outro lado, ele sabe analisar com precisão o que vale a pena ou não e também o que está por trás e pode ser positivo. Ele é atento e sempre avalia o custo/benefício de algo, observando os prós e os contras, buscando fundamentação em fatos.

Esse comportamento faz com que ele tenha tato para ver quando uma negociação, que aparentemente é ruim para ele, pode trazer benefícios que ninguém vê. O contrário também acontece: quando uma negociação parece ser totalmente lucrativa, mas pode trazer pontos negativos no futuro que as pessoas não observaram com atenção.

Outro fator que precisamos observar é o forte perfil de Vilmar voltado à negociação. Desde criança ele teve que aprender a negociar, além disso iniciou-se muito cedo no comércio e aprendeu a vender, posicionar-se e isso ajudou muito no decorrer da trajetória do empreendedor.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários