Finanças

Gestão de custos: o que é e como fazer [+ GUIA]

17/02/2017 • por meuSucesso .com

Uma correta gestão dos custos da empresa pode gerar economia financeira e proporciona um melhor conhecimento da empresa

Você sabe exatamente o que é gestão de custos? Ou o quanto é gasto para manter o estoque e o giro de produtos na empresa? Ou quanto foi investido em reformas e melhorias das unidades físicas? Ou ainda em treinamento de pessoal? E quanto aos impostos e obrigações acessórias?

Uma gestão de custos correta é um dos princípios basilares para o bom funcionamento de qualquer empresa. A otimização dos recursos financeiros demanda uma gestão eficaz em todas as áreas, e com os custos não é diferente.

Para o infortúnio da massa de pequenas empresas no Brasil, poucos empresários levam a sério esse fator. Com isso, a definição do preço de produto não reflete os custos, não se sabe ao certo se o negócio dá lucro ou prejuízo e, em dois ou três anos, o negócio fecha as portas com um considerável montante de dívidas a serem pagas.

Se o empresário pretende criar e desenvolver um negócio com sólidas fundações, precisa priorizar a gestão dos custos. Custo nada mais é do que todo investimento necessário para que uma empresa possa tocar suas atividades cotidianas.

Gestão de custos, portanto, é uma atividade de nível estratégico que envolve a precisa contabilização desses elementos e a tomada de decisões com base nos dados. Se os custos estão abaixo do faturamento, é sinal de lucratividade. Se estão acima, medidas devem ser executadas para a redução de custos.

O que são custos/gastos fixos e variáveis

Os custos de uma empresa podem ser divididos em dois grandes grupos: os fixos e os variáveis.

Os fixos são aqueles que você sabe que serão cobrados com regularidade, geralmente mensal. Por exemplo, aluguel do ponto comercial, pagamentos de fornecedores e funcionários, limpeza, água, energia, dentre outros.

Os variáveis dizem respeito a tudo o que é investido para produzir e comercializar determinado produto ou serviço. É o caso dos impostos e da comissão de vendedores.

A ferramenta principal para uma correta gestão de custos é a boa e velha planilha de fluxo de caixa. Com ela, os gestores podem registrar todas as entradas e saídas, antecipar o pagamento de contas e analisar a situação financeira do negócio em tempo real.

Outra dica útil é criar categorias de custos para saber quais são os que merecem atenção, quais valem a pena e quais estão dando mais prejuízo do que lucro. Para se ter um parâmetro fiel, é válido também estabelecer um calendário ou tabela de metas para o controle de todos os gastos, sejam fixos ou variáveis.

Experimente por 7 dias grátis

Guia exclusivo sobre Gestão de Custos

Baixe o Guia Básico de Gestão de Custos e aprenda a baixar os gastos da sua empresa.

O meuSucesso.com preparou o Guia Básico de Gestão de Custos que fornece as informações essenciais que você, empreendedor, precisa saber sobre gerenciamento de custos, além de abordar os conceitos básicos sobre a importância da Gestão de Custos. Veja também dicas que podem ajudar a sua empresa a fazer um controle financeiro mais eficaz. Para aqueles que querem se aprofundar no tema, indicamos conteúdos relevantes sobre o tema para você se aprofundar e conhecer mais. Além disso, o Edson Cavalcante, do Ninja do Excel, produziu uma planilha de Gestão de Custos especialmente para o meuSucesso.com. Não deixe de conferir esse conteúdo que irá ajudá-lo a controlar os gastos do seu negócio.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários