Empreendedorismo

Guia de Lean Startup: saiba tudo sobre essa estratégia

21/04/2017 • por meuSucesso .com

O Lean Startup tem como base alguns princípios que prometem maximizar a sua funcionalidade

O conceito de Lean Startup está sendo cada vez mais utilizado em empresas que visam economizar tempo e recursos, aumentando a produtividade durante o planejamento e preservando a perda de qualidade do produto em seu resultado final.

Ao invés do tradicional modelo de gestão — que geralmente faz uso de um plano de negócios com projeções de receita, lucro e fluxo de caixa — a metodologia Lean Startup prioriza a experiência e a opinião do cliente para desenvolver o produto. Ou seja, o planejamento e a execução se dá através de feedbacks sobre os elementos do modelo de negócios, que incluem o produto, os preços e os canais de distribuição.

O Lean Startup tem como base alguns princípios que prometem maximizar a sua funcionalidade, como a elaboração de um Mínimo Produto Viável, que é a versão mínima de um produto, capaz de capturar mais informações e aprender sobre as necessidades e expectativas do cliente final, visando evitar esforços na criação de recursos desnecessários ou que não sejam do interesse para o consumidor. Além disso, a metodologia também pode fazer uso do Deploy Contínuo, que atualiza o trabalho da equipe diretamente para o cliente final, visando a construção de novos recursos em tempo reduzido. Outra opção é o Teste A/B, que consiste em disponibilizar mais de uma versão do produto no mercado, visando obter um feedback de como os clientes reagem sobre possíveis modelos diferentes de um mesmo produto.

O Guia sobre Lean Startup

Conheça o Guia de Lean Startup e saiba como chegar mais longe e em menos tempo

Com o objetivo de orientar empreendedores na elaboração de estratégias de Lean Startup, o meuSucesso.com, em parceria com Luís Gustavo Lima — atual Head do programa de aceleração da ACE, elaborou um guia didático e gratuito para estudo e aplicação na sua empresa.

O guia explica o que é a metodologia Lean e conta um pouco sobre a história do seu criador, o empresário Eric Ries (saiba quem é ele e por que é tão importante para as startups), além dos seus princípios, diferenças e, por fim, como ela pode ser aplicada em seu negócio. Vale destacar que o guia é material complementar da série Go N’ Grow, produzida pelo meuSucesso.com em conjunto com a aceleradora ACE. 

O documentário focado nas startups do Vale do Silício que evoluíram de maneira rápida e exponencial destaca, entre outras coisas, os segredos, estratégias e práticas utilizadas pelas gigantes que resultaram em posições sólidas no mercado e saldo positivo nos balanços gerais. 

Para isso, Pedro Waengertner — fundador da aceleradora ACE — foi até a Califórnia e entrevistou empresas como Netflix e Evernote, além de conversar com personalidades como Sean Ellis – criador do termo Growth Hacking. 

A série é dividida em 6 episódios e aborda pontos como:

• Aprenda com empresas de alto impacto a ter práticas voltadas ao crescimento.

• Veja como aplicar o “método lean” no seu negócio.

• Tenha insighst valiosos sobre como acelerar o crescimento da sua startup.

•  Conheça mais sobre a cultura do Vale do Silício.

Caso você tenha interesse na metodologia Lean e queira ter acesso ao guia, basta fazer o download do conteúdo de forma gratuita.

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários