Gestão

A importância do ERP para a gestão logística no e-commerce

24/01/2018 • por meuSucesso .com

Negócios da web se caracterizam, entre outras coisas, por demandarem diferentes ferramentas para gerenciar suas mais variadas frentes

Do inglês Enterprise Resource Planning, o termo ERP, como seu próprio nome já diz, é um sistema integrado de gestão empresarial. Esse tipo de software vem se tornando cada vez mais necessário em negócios dos mais variados tipos, segmentos e tamanhos, principalmente naqueles com operações digitais.

Negócios da web se caracterizam, entre outras coisas, por demandarem diferentes ferramentas para gerenciar suas mais variadas frentes: TI, vendas, financeiro, pessoal etc. O ERP centraliza as informações sobre todas elas e oferece um panorama claro para que o gestor trace suas estratégias com mais propriedade.

E qual a importância do ERP especialmente para a gestão logística de e-commerces?Vamos a alguns pontos:

Dados agilizam

Os responsáveis por planejar, executar e controlar a produção ou distribuição precisam de informações detalhadas sobre as demandas a serem atendidas. Com isso, vão providenciar tudo que for necessário para que os produtos sejam entregues no tempo informado ao cliente. E quem pode oferecer essas informações – que provêm de fontes diversas – é o ERP.

Dados evitam erros

As informações coletadas, organizadas e distribuídas pelo ERP são essenciais também para que sejam minimizados os riscos de erros. Com clareza e detalhamento nas informações, as chances de um pedido sair errado (produto, endereço etc.) é bem menor.

Dados reduzem custos

A clareza e objetividade no processamento de informações também reduz custos. Um processo mais rápido e sem erros é mais barato por otimizar o tempo de sua equipe e a disponibilidade de recursos. E, além disso, abre caminho para aproveitar tempo, recursos e pessoal que seriam dedicados a processos lentos e dispendiosos em projetos novos, que gerem novas fontes de receita.

Esses são apenas alguns pontos de destaque. Mas ao começar a usar um ERP você verá que há ainda inúmeros outros ganhos.

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários