Na imagem, a fachada a empresa Wine, maior e-commerce de vinhos da América Latina, que está sediada no Espírito Santo.
Empreendedorismo

O que o maior e-commerce de vinhos fez para se preparar para o crescimento

1/02/2018 • por meuSucesso .com

Rogério Salume, fundador da Wine, maior loja online de vinhos da América Latina, revelou como foi o crescimento acelerado da empresa

Crescer drasticamente é o sonho de todo empreendedor para seu negócio. Afinal, quem não quer ver a empresa gerando lucros estratosféricos, bater metas e ser referência na área de atuação. Mas, será que todos estão preparados para isso?

No terceiro episódio do Estudo de Caso de Rogério Salume abordamos exatamente essa questão e analisamos a fundo o que ele tem a dizer sobre a própria experiência com a loja online de vinhos Wine, que nos primeiros quatro anos cresceu mais de 100% e rapidamente virou referência na área de atuação.

Você está preparado para crescer?

Rogério revela que desde o início do negócio tinha um plano de crescimento e a intenção de atender todo o Brasil. Já com essa visão, o empreendedor se preocupou em estar preparado para crescer. Duas dicas que o empreendedor compartilha com nossa equipe são:

  • Seja rápido para as mudanças, senão o crescimento vai ser o motivo da falência.
  • Pense sempre adiante e nas consequências que isso pode gerar no futuro. O ideal é antecipar o problema antes que ele surja. É pensar em como evitar desconforto antes de que ele apareça.
  • Esteja preocupado em fazer o básico bem feito e foque nos três principais problemas que todo e-commerce possui. Mas quais são esses problemas?

Experimente por 7 dias grátis

Os 3 problemas de todo e-commerce

Abaixo listamos os principais pontos críticos, segundo Rogério Salume, de um e-commerce e explicamos porque você deve ficar atento a eles.

  • Entrega que não acontece

É importante garantir que a encomenda chegue ao seu destino. Não pense que o problema não é mais seu a partir do momento que o produto saiu da sua loja. Esse é o grande entrave de muitos negócios, a falta de atenção para toda a logística e método utilizado para fazer a entrega.

  • Produto que não tem.

O empreendedor precisa ter um sistema bem alinhado com o estoque e saber avisar quando esse produto está esgotado, possuir um controle rígido do que foi vendido e do que saiu é essencial para não cometer erros e vender o que já acabou.

  • Sistema que não funciona

Você precisa conhecer bem o negócio e escolher uma plataforma que atenda bem às suas necessidades e as do seu cliente. Ter um sistema que não funciona bem, que não seleciona o que o cliente escolheu, pode ser algo que fará você perder muitas vendas.

Como estar preparado para o crescimento?

Se existisse uma resposta correta ou a fórmula ideal todos os empreendedores já estariam milionários. Mas a solução de Rogério Salume foi encontrar investimento para o negócio. Além disso, devemos analisar que grande parte dos e-commerces recebe um aporte ou capital para conseguir operar até porque os custos são muito altos, principalmente porque envolvem questões críticas relacionadas ao fluxo de caixa. Como operações de comércio eletrônico envolvem muitos pagamentos via cartão de crédito, o dinheiro da venda realizada no cartão de crédito só irá cair no final do mês – por este motivo muitas lojas online estimulam a compra à vista e sem parcelas. Portanto, a solução de muitos empreendedores é buscar investidores e aportes para conseguir bancar as operações.

Mais que uma loja online de vinhos, uma empresa de relacionamento

Rogério revela que vê o negócio como uma empresa que vai além do e-commerce ou da venda de vinhos, é um negócio de relacionamento. A Wine Box, que é a caixa personalizada onde os produtos vão embalados, representa a chegada do descanso, da diversão, do momento de ficar com a família. O empreendedor presa tanto por isso que tem como cultura fomentar que todos os funcionários participem, pelo menos uma vez, das entregas dos produtos.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários