Empreendedorismo

Como aumentar seu portfólio de produtos online

9/03/2018 • por meuSucesso .com

Para o digital, basta replicar a estratégia offline e pronto? Claro que não.

O e-commerce já responde hoje por boa parte do faturamento do varejo no Brasil e não para de crescer. Então, nenhum negócio com visão de futuro e atento ao cenário de mudanças no qual estamos inseridos pode ter estratégias que não passem pelo digital. Um bom exemplo a ser observado é o da Multilaser, marca nacional de eletrônicos e e suprimentos de informática.

Criada há 27 anos, passou por diversas fases econômicas do país, enfrentou crises, se reinventou e continua a crescer. Dona de um portfólio de mais de 2 mil itens, atua em quatro linhas: tablets; celulares; informática; e aúdio/vídeo/automotivo.

Para o digital, basta então replicar a estratégia offline e pronto? Claro que não.

A Multilaser está em praticamente todos os pontos de venda físicos que comercializam produtos da sua área de atuação. É uma marca sólida e de ótima reputação. São ativos que não se perdem e vão ter um papel fundamental para o que se planejar para o digital. Mas há muito mais a ser feito. Principalmente quando o objetivo for ampliar a oferta.

Vamos a alguns pontos:

Segmentação do público

Não vende nada pela internet sem conhecer bem o público. Cadastros offline pode dar o primeiro norte. Mas você também pode usar as dezenas de ferramentas que existem hoje no mercado para gerar leads, identificá-los e segmentar públicos com base nos seus objetivos. No caso de empresas como a Multilaser, que tem um portfólio imenso e atua em quatro áreas diferentes, isso é ainda mais importante. A oferta de um pendrive, por exemplo, não pode ser a mesma de um celular ou tablet.

Experimente por 7 dias grátis

Pesquisa

Não se amplia um portfólio às escuras. Todo crescimento gera custos e se não houver retorno o resultado será prejuízo, em vez de crescimento. Por isso, é importante levantar demandas, entender as necessidades e interesses do público-alvo.

Comunicação

Muitas vezes as pessoas têm um problema, você tem um produto que o resolve, mas elas não o desejam porque não sabem o que ele faz, sua eficiência e, muitas vezes, sequer sabem que existe. Por isso é fundamental ter uma comunicação bem planejada e eficiente.

Cresça! A internet sempre vai lhe oferecer milhões de oportunidades. Mas saiba onde pisa.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários