Empreendedorismo

5 empresas que souberam encontrar o problema e solucioná-lo

21/06/2018 • por meuSucesso .com

Confira 5 empresas que souberam transformar problemas em soluções e, assim, criaram serviços populares e bem avaliados:

5 empresas que souberam encontrar o problema e solucioná-lo

Um item essencial para abrir e manter uma empresa é saber identificar oportunidades e problemas e, claro, saber aproveitar essas situações para crescer. É neste aspecto que diversas organizações se destacam e saem à frente da concorrência ao conquistar clientes oferecendo serviços e produtos mais adequados, por vezes criados a partir de problemas apontados e vivenciados pelos próprios consumidores. Para isso, é necessário transformar problemas como, por exemplo, a falta de empresas e opções em alguns mercados, em solução.

Confira 5 empresas que souberam transformar problemas em soluções e, assim, criaram serviços populares e bem avaliados:

Trello

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos em listas com funcionamento versátil e alto nível de personalização. A opção surgiu no mercado para suprir uma necessidade básica tanto de usuários comuns, quanto de empresas: a comunicação facilitada.

Através do Trello é possível planejar, distribuir e realizar trabalhos em equipe, independente de onde os membros da equipe estão. O sistema tem aplicativo próprio e também funciona através do site.

Experimente por 7 dias grátis

Rappi

O Rappi é um serviço conhecido por ser especializado em delivery, mas é muito além disso. O sistema pode ser organizado para entregar comida, bebida, fazer compras em farmácias, por exemplo, ou no supermercado, bem como fazer a entrega de um documento importante ou até de dinheiro em espécie.

A ideia é simples: buscar e entregar qualquer produto de qualquer loja de maneira rápido, fácil e segura.

Assim, encomendas simples que antes precisavam passar pela burocracia dos Correios, por exemplo, são entregues de forma fácil e mais rápida. O cliente paga apenas o frete, combinado com o entregador através do próprio app.

Com isso, o app supriu a necessidade do mercado de realizar ações que por algum motivo não podiam ser feitas no momento, criando uma vasta quantidade de clientes que antes sofriam com a falta de opções no mercado.

Contabilizei

Contratar e ir até um escritório de contabilidade pode ser caro e custoso para quem tá começando. Então, o que fazer para resolver o problema de milhares de pequenas e novas empresas que querem resolver questões fiscais e não podem ir até um escritório?

A solução lançada pela Contabilizei é simples: online. A empresa oferece serviço de contabilidade online e com valores mais baixos que o tradicional oferecido pelos escritórios físicos. 

O serviço também envolve parceiros filiados ao escritório central, promovendo assim uma maior aproximação do cliente com o contador, caso ele tenha alguma dúvida sobre o andamento de seus negócios. No entanto, a empresa segue todas as normais legais da profissão e regulamentadas pelo governo.

Wine

Se grandes mercados sofrem com a logística na entrega de produtos convencionais, imagine os consumidores de mercados específicos como, por exemplo, de bebidas? No Brasil, então, os consumidores de vinhos importados, por sua vez, eram um dos que mais penavam para conseguir a compra e a entrega de produtos a um preço justo e em todo o território nacional.

Sabendo do espaço gigante no setor e da paixão dos consumidores pelo produto, o empresário Rogério Salume criou a Wine — empresa especializada em importar e distribuir vinhos para todo o Brasil em espécies de kits, a Wine Box.

Atualmente são cerca de 8 mil entregas por dia, com 5 ou 6 garrafas em cada pedido, segundo Rogério.

Mãe Terra

A Mãe Terra foi fundada em 1979 e hoje é líder na venda de alimentos integrais, orgânicos, com ingredientes da biodiversidade brasileira, livres de transgênicos e sempre privilegiando os pequenos agricultores locais do país.

O objetivo da companhia é ofertar uma alimentação mais natural e livre de químicos, oferecendo aos seus clientes a possibilidade de uma vida mais saudável.

Através de parcerias, a empresa conseguiu alcance nacional e mais visibilidade. Uma delas, feita com a companhia aérea Gol, possibilitou a inclusão de alguns itens como cookies integrais e orgânicos no cardápio servido aos passageiros durante o voo.

A empresa — que nasceu da necessidade do mercado de se consumir produtos mais naturais e sem a poluição dos agrotóxicos, um nicho até então pouco explorado na época — hoje conta com mais de 300 colaboradores e um faturamento de mais de R$ 100 milhões por ano, investindo na elaboração de produtos com base na sustentabilidade, que ganha cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo.

Curso Steps

O "Curso Steps: os passos para sua empresa crescer" foi feito pra você que está iniciando o seu negócio e quer aprender com quem entende de startups ou empreendimentos em fase inicial, mas também tem como foco aquele empreendedor que já tem uma empresa rodando e precisa entender o momento em que ela se encontra e também saber a hora certa de aplicar as mudanças necessárias para continuar crescendo.

Um dos nossos principais ensinamentos no curso é como você pode transformar problemas em soluções de negócio. Essa é uma das lições que compõe as quatro aulas do Curso Steps e que ajuda você empreendedor a ter uma perceção empresarial melhor:

Aula 1 - Diagnóstico: Na primeira aula, Luis Gustavo Lima compartilha tudo o que você precisa saber para diagnosticar o momento do seu negócio. Você aprende sobre Personas, como diagnosticar um problema e se a proposta de valor da sua empresa está adequada. Conhecido também como LG, é Head do programa de aceleração da ACE. Além de responsável pelo ACE GROWTH (aceleração de startups em estágio de crescimento), é especialista em marketing, inovação e empreendedorismo, passando por empresas como a Natura, alcançado cargos de gestão e liderança nas áreas de Marketing e Negócios.

Aula 2 - Produto: como você faz a gestão do seu produto e onde está o problema dele. A aula tem como objetivo estruturar uma linha de raciocínio para você entender se o seu produto ou serviço cumpre com o que é prometido. A experiência do cliente também é analisada e mostra-se exemplos de negócio que souberam fazer isso bem-feito. A aula é ministrada por Victor Navarrete, Gerente de Inovação da ACE Startups e responsável por programas de inovação de empresas como GOL Linhas Aéreas, Santander e Brasilprev.

Aula 3 - Distribuição: como você vende hoje e como faz a distribuição de canais do seu negócio. Utiliza que estratégias? Inbound ou Outbound. Como você vende e analisa isso? Esta aula é pra você refletir que mecanismos utiliza no negócio, caso você já tenha uma empresa, e quais poderiam ser interessantes pra você que está iniciando a sua empresa — com Gabriel Ferreira, Gestor de Comunicação da ACE e Jornalista com experiência na cobertura de Empresas e Mercados.

Aula 4 - Gestão Ágil: Aprenda a olhar as métricas do seu negócio para ter uma gestão eficiente, ou como se diz no meio das startups: gestão ágil. Nesta aula, damos dicas de quais métricas você deve olhar para ter bons resultados e métodos ágeis. Dessa forma, você saberá para que caminho está indo e para onde quer ir e, assim, regula a gestão do negócio.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários