Marketing

Endomarketing: aprenda sobre as melhores práticas para sua empresa

29/07/2018 • por meuSucesso .com

Confira um guia completo sobre o assunto e entenda mais da importância do Endomarketing para uma empresa

Na hora de promover ações de marketing a fim de divulgar produtos pouco se passa na cabeça de empreendedores que existe um público dentro do seu próprio negócio: os funcionários. Da mesma maneira que campanhas externas podem conquistar clientes, as internas podem transformar colaboradores em verdadeiros fãs dos negócios na qual eles mesmos trabalham, gerando engajamento nos negócios, paixão pelo trabalho que está sendo feito e motivação pessoal.

Campanhas internas que visam impactar colaboradores são chamadas de endomarketing.

O endomarketing pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações de marketing voltado para o público interno, ou seja, funcionários membros da instituição.

Através de práticas de endomarketing é possível reduzir a rotatividade no quadro de funcionários, promover melhorias no clima organizacional da empresa, aumentar a eficácia da comunicação interna e a produtividade, bem como promover a otimização do valor da marca e um incremento do marketing boca-a-boca, dada a influência dos funcionários junto aos familiares e amigos.

O objetivo é, portanto, criar ações de engajamento dentro da própria empresa. Essas ações podem ser feitas de diversas maneiras: campanhas motivacionais, palestras, treinamentos e até eventos.

Grandes nomes mundiais como Google e Apple utilizam o endomarketing em seus cotidianos, de maneira planejada e alinhada com os valores pregados por elas. Veja 5 empresas que utilizam o Endomarketing com excelência.

Um dos fatores determinantes para o sucesso do endomarketing é a presença de lideranças.

Afinal, o líder é o principal influenciador do negócio e, sem ele, o potencial de impacto das ações de endomarketing é minimizado. Consequentemente, o engajamento não será forte o bastante ao ponto de gerar resultados.

Por sua vez, a cultura de uma empresa é montada por diversos fatores, desde a sua identidade gráfica, até os ritos e crenças sociais das equipes que lá trabalham. Portanto, o endomarketing pode ser usado de diversas maneiras possíveis para fortalecer a cultura organizacional e valorizar a marca e a empresa para quem nela trabalha.

Diferenças entre Comunicação Corporativa e Informal

A comunicação utilizada pelas empresas pode ser dividida essencialmente em três etapas principais:

Comunicação Interna Corporativa, que representa as estratégias reais do Endomarketing, ou seja, o e-mail marketing interno, as ações e eventos exclusivos para engajamento dos colaboradores; a Comunicação Interna Informal, que está por trás do Endomarketing e tem muito a ver com a comunicação “boca a boca” e como a cultura organizacional é vista na prática e, por fim, a Comunicação Administrativa Processual, que envolve as políticas internas da empresa, o relacionamento e processos administrativos e  a linguagem técnica entre os diversos setores da empresa.

Neste link é possível conferir um guia completo, elaborado pelo meuSucesso.com para que você conheça as melhores técnicas para pôr o endomarketing em prática na sua empresa.

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários