Inovação e Tecnologia

Experiência mobile da sua marca: pense nisso antes que seja tarde

31/07/2018 • por meuSucesso .com

Aprenda a entender melhor o comportamento do usuário e como a experiência mobile pode ser importante para proporcionar a satisfação do cliente

O mundo está cada dia mais conectado, o consumidor se divide em diferentes telas durante seu tempo online, e se você não pensar na experiência mobile da sua marca, vai ficar para trás. De acordo com a pesquisa do Google Getting Things Done on Mobile, já passa de 40% o número de usuários de dispositivos móveis que preferem fazer toda a sua jornada de consumo, da pesquisa à compra, no mobile. A porcentagem poderia ser ainda maior se o consumidor não se deparasse com problemas como carregamento lento, formulários longos e fluxo ruim de navegação na hora de comprar.

O usuário está em busca de uma navegação fácil e rápida, e seu negócio precisa estar pronto para entregar justamente isso. Afinal, em uma tela mobile, a atenção do consumidor é muito mais propensa a se dispersar, e o tempo de espera afeta diretamente na compra. No varejo, por exemplo, 1 segundo a mais no tempo de carregamento da página influencia as conversões mobile em até 20%, segundo o estudo The State of Online Retail Performance.

Além da facilidade, também é importante prestar atenção às necessidades específicas do consumidor durante a navegação, oferecendo uma experiência customizada. Este é outro ponto que tem impacto nos negócios: 90% das empresas que investem na experiência customizada afirma que a ação contribui para o aumento de sua lucratividade. Isso porque a personalização não é apenas uma funcionalidade, e sim uma estratégia.

Lembre-se: se seu negócio não estiver otimizado para uma boa experiência mobile, a concorrência com certeza estará - e o consumidor vai notar isso. Não deixe para pensar sobre isso apenas quando o seu público for embora.

Como inserir a sua empresa no meio mobile

Após apresentar o cenário e contexto atual, vamos nos aprofundar mais em maneiras práticas de observar o mobile. Mobile Marketing é colocar o usuário no centro do processo, ao invés de continuar separando o marketing por “telas" ou mídias. Entenda que, atualmente, mobile são as pessoas e não os aparelhos. Tenha em mente que, hoje, “tudo está em movimento”. A todo momento estamos pesquisando algo no celular, nos comunicando mais pelos aplicativos, enviando mensagens, por meio de celulares. Estar preparado e colocar em mente que seu consumidor não acessa mais o seu site apenas pelo computador, pelo “PC”, é importante. Preparamos um guia especial sobre as tendências tecnológicas que explica detalhadamente a importância do mobile para a experiência do usuário, traz dicas sobre SEO, optimização para os resultados de busca, e comenta quando é necessário ter um aplicativo ou não.

Reflita: você sabe o que é um site responsivo? Para você, todo negócio deve ter um aplicativo? Devemos usar SMS para atingir o meu público ou esse tipo de tecnologia está ultrapassada? Muitas dessas questões iremos responder e ajudar na sua visão do Mobile Marketing.

Experimente por 7 dias grátis

SMS: ele pode ser uma ferramenta útil

Mesmo considerando milhares de serviços digitais de comunicação, como por exemplo, Whatsapp, Skype, Facebook Mensseger, e muitos outros, o SMS ainda desempenha papel importante numa estratégia de Mobile Marketing – muitas vezes não damos o valor necessário para essa ferramenta.

Nunca faça envio de SMS empresarial para os seus clientes, ou para um grande número de pessoas, utilizando números pessoais. Essa prática é conhecida como SMS Pirata e é proibida. Normalmente, é preciso contratar empresas especializadas nesse serviço, que enviam milhares de mensagens para diversas pessoas. Abaixo, separamos quatro vantagens desse meio:

  1. Cobertura universal (100%): todo celular comercializado possui o serviço de SMS, até os mais antigos ou baratos, que não possuem um serviço de 3G eficaz, enviam esses tipos de mensagens. O SMS é uma ótima opção para atingir qualquer pessoa. Para uma empresa que quer enviar recados ou mensagens automáticas, a sua abrangência traz uma ótima resposta. Inclusive, num país como o Brasil, em que nem todos possuem fácil acesso a Internet, o SMS é mais eficaz quando queremos atingir classes mais baixa.
  2. Não precisa de Internet: diferente do Whatsapp, o SMS não precisa de internet para funcionar e tem cobertura em todo o mundo. Se não há 3G ou internet, ele é uma solução imediata e tem alcance mundial.
  3. É fácil de segmentar. As opções normalmente variam entre: gênero, idade, operadora, tipo de conexão, plano (pré /pós e valor), CEP da conta, geolocalização (por antena).
  4. Segurança: o SMS agrega um custo baixo e traz um valor imensurável para muitas companhias. Ele pode ser o lembrete de que você tem uma consulta amanhã, como também pode ser a mensagem do banco avisando que foi feito um saque na sua conta. Esse serviço traz tanto conforto para a empresa quanto para o cliente, tornando a comunicação mais próxima e sem ruídos. Isso evita dores de cabeça para os dois lados e agrega valor no serviço oferecido.

Site Móvel é imprescindível

Atualmente, quando vamos pensar em um site móvel, não devemos apenas olhar para o formato, que se adapta à tela. Você deve pensar na necessidade do seu cliente. Reflita: o que um cliente deve procurar no seu site quando ele estiver andando na rua? Muitas vezes ele quer saber o endereço da sua empresa ou o telefone porque quer ligar para você. Pense na experiência do seu consumidor e não apenas em deixar a tela adaptável a cada “device”. Você devbe e pode mudar as ordens de conteúdo dentro do site móvel, levando em conta a necessidade mobile do seu cliente. Lembre-se: ter um site em Flash para a sua versão mobile não é recomendável – inclusive já está ultrapassado em versões de PC. A maioria dos celulares não lê a linguagem do Flash.

Hoje, grande parte das ferramentas web já contam com versões otimizadas para mobile. O famoso site responsivo. Mas o ideal é que você possua um site pensado para o mobile, feito exclusivamente para esse formato. Claro, que depende muito também do seu segmento, do seu público e etc. Lembre-se que hoje o HTML5 é uma das linguagens web mais utilizadas porque permite uma série de benefícios:

  • Multitouch.
  • Geolocalização.
  • Acelerômetro.
  • Câmera.
  • Interação com o telefone (voz e texto).
  • Interação com outros apps.

Esclarecendo:

  • Design responsivo: um único código que se adapta ao tamanho da tela dinamicamente.
  • Códigos diferentes: o servidor identifica o aparelho e envia o código mais adequado para cada um deles.

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários