Na imagem, vemos uma mão utilizando um celular que na tela tem escrito a palavra chatbot
Inovação e Tecnologia

Chatbot: o que é e a importância para a sua empresa

7/08/2018 • por meuSucesso .com

Segundo relatório da consultoria Juniper Research, a adoção de chatbots nos setores de varejo, banking e saúde vai gerar uma economia de US$ 11 bilhões por ano até 2023

Para muitos empreendedores digitais os chatbots são a bola da vez. Essa ferramenta auxilia o consumidor e facilita a comunicação entre pessoas e empresas. Ela está sendo fortemente adotada por empresas para melhorar o atendimento ao cliente e até por redes sociais — o Facebook Messenger, por exemplo, permite que perfis de páginas dentro da rede social ofereçam chatbots nas janelas de mensagens.

Chatbot é a junção de duas palavras: chat (bate-papo) e "bot" (abreviação em inglês da palavra robô). Ou seja, é um robô criado para fazer perguntas e elaborar respostas.

Segundo relatório da consultoria Juniper Research, a adoção de chatbots nos setores de varejo, banking e saúde vai gerar uma economia de US$ 11 bilhões por ano até 2023.

Os chatbots podem ser utilizados em diversas aplicações diferentes. No entanto, eles seguem o mesmo princípio: são comandos programados para realizar a troca de informações de maneira automatizada, sem a necessidade de um atendente humano por trás do atendimento.

Até 2020, 85% dos atendimentos a clientes serão feitas por meio de assistentes virtuais ou Chatbots, estimam pesquisas do Gartner. O uso dessa ferramenta permite a criação de uma plataforma de suporte 24 horas e gera redução de custos pela ausência de funcionários no horário..

No entanto, para obter êxito com a ferramenta é essencial desenvolver um serviço de qualidade e com total integração ao sistema, visando garantir a qualidade dos serviços prestados, com variedade de informações e rapidez no processo. A Inteligência Artificial também pode ser integrada aos sistemas, evitando que o cliente se depare apenas com mensagens pré programadas e repetitivas, que ao invés de ajudar causam repulsa ao consumidor.

A utilização dessa ferramenta é uma boa saída para empresas que querem se destacar ao utilizar tecnologia em seu atendimento, mas ainda não contam com uma grande central de atendimento ao consumidor por telefone, por exemplo. Através do chatbot o atendimento pode ser filtrado e os casos mais avançados transferidos para atendentes humanos em suas centrais, diminuindo assim a quantidade de funcionários na equipe de suporte.

Está preparado para o futuro?

A Série Trends do meuSucesso.com tem como objetivo trazer uma visão sobre os avanços tecnológicos que estão presentes no nosso cotidiano, afetando a forma como interagimos com o mundo e também como fazemos negócios.

Esses temas acima são os principais assuntos abordados na série, que foi gravada no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e que será apresentada em cinco episódios em formato de documentário com a participação e relatos de grandes nomes do mercado internacional, como Curtis Sasaki, VP de internet das coisas na Samsung Strategy and Innovation Center, e Annie Lien, especialista e consultora em carros autônomos.

Mais do que apresentar esses assuntos, o objetivo da produção é aproximar os temas da realidade dos empreendedores brasileiros, independentemente do porte e do segmento. Para isso, além do material gravado no Vale do Silício a série vai contar com bate-papos com especialistas brasileiros, que vão falar sobre a aplicabilidade daquele conceito na realidade nacional. Portanto, além dos 5 episódios em documentário, você terá acesso a entrevistas exclusivas com grandes nomes do cenário brasileiro de negócios e inovação. Conheça mais sobre a série Trends, que traz ensinamentos valiosos sobre as novas tecnologias que são tendência hoje!

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários