Marketing

Métricas: como aumentar a eficiência do investimento em mídia

7/08/2018 • por meuSucesso .com

Muitas empresas ainda fazem a mesma pergunta: como podemos anunciar de maneira mais eficiente em relação ao investimento?

É de interesse geral de qualquer anunciante a otimização dos resultados de campanhas elaboradas em plataformas digitais, principalmente quando levamos em consideração a forte influência que os veículos digitais possuem com o mercado consumidor.

Vez ou outra uma tradicional pergunta relacionada ao tema volta a pairar no ar: como anunciar de maneira mais eficiente em relação ao investimento?

Para chegar ao resultado as empresas analisaram os resultados obtidos por dez anunciantes de grande porte de todo o mundo, onde as compras de mídia por reservas e leilão foram executadas separadamente, mas na mesma plataforma.

A resposta para a questão acima pode estar na compra consolidada de mídia. Ao menos é o que aponta um estudo conjunto realizado pela Nielsen, pelo Boston Consulting Group (BCG) e pelo Google.

De acordo com os resultados da pesquisa, "comprar mídia através de uma única ferramenta permite que os anunciantes alcancem mais usuários únicos (para o mesmo investimento em impressões)".

Acontece que uma abordagem unificada permite que os anunciantes controlem a quantidade e a frequência que as pessoas são impactadas, resultando em uma experiência de compra melhor para os consumidores. As campanhas consolidadas analisadas na pesquisa que gerou o resultado acima foram executadas usando o modelo compra Programática Garantida.

De acordo com a Nielsen, quando as marcas consolidaram suas compras usando a Programática Garantida elas terminam por registrar um aumento de 11% no alcance (ou seja, 11% mais consumidores únicos).

O BCG, por sua vez, analisou a compra e venda de anúncios de quarenta agências, anunciantes e veículos em todo o mundo. Neste caso, as empresas usaram tanto a opção Programática Garantida quanto a abordagem tradicional fragmentada. No resultado apontado pelo BCG, os compradores de mídia que usaram a Programática Garantida durante o estudo gastaram 29% menos tempo no setup e no gerenciamento da campanha comparado à abordagem tradicional de reservas. Do lado dos veículos, a economia de tempo durante o processo foi de 57%.

Daí a constatação que utilizar apenas uma metodologia é melhor para o negócio. A conclusão do estudo apontou que do ponto de vista de processos e fluxos de trabalho, gerenciar vários tipos de compras de mídia para a mesma campanha gera desperdício operacional para agências, anunciantes e veículos, duplicando o trabalho de orçamento, estimativa, avaliação das peças criativas, entre outras.

De acordo com o Google, tanto para quem compra como para quem vende, a consolidação de compra de mídia é certamente a estratégia mais bem avaliada nestes casos e, portanto, ideal para quem quer aumentar a eficiência de investimentos em mídia online.

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários