Como enfrentar grandes players e concorrentes de mercado?

5/11/2018 • por meuSucesso .com

Vilmar Ferreira, fundador da Aço Cearense, conta no Estudo de Caso como elaborou estratégias de negócio para lidar com os grandes concorrentes

Uma dúvida comum de quem empreende é: como enfrentar a concorrência? O fato é que para esta pergunta não há exatamente uma resposta correta. Afinal, cada negócio tem suas próprias variáveis, forças, fraquezas e contextos diferentes.

Mas algo que sempre ajuda é estudar e olhar o que outras empresas fazem para lidar com os concorrentes. O Estudo de Caso de Vilmar Ferreira, fundador da Aço Cearense, traz exemplos de estratégias e ações que o empresário utilizou para criar seus próprios diferenciais e destacar-se perante os outros players.

Estude bem o mercado e crie diferenciais para seu produto

Para se destacar diante da concorrência você deve justamente estudá-la a fundo. Saber como funciona o modelo de negócio, a logística, precificação, a forma de vender e de aquisição de clientes da outra companhia. Ou seja, aprender ao máximo com o outro para entender onde estão os gargalos para que você crie soluções diferenciadas.

Saiba implementar na sua empresa diferencias que tornem a sua solução alternativa ao que o seu concorrente oferece. Não seja uma cópia do grande player de mercado, seja uma nova possibilidade que ofereça algo que se destaque e atraia seu público-alvo.

Atenda uma parcela de clientes que seu concorrente não consegue

Ao estudar o seu concorrente, você irá perceber que há uma parcela do mercado que ele não atinge. Seja por possuir uma solução muito cara e robusta ou por não ver potencial em determinado público.

Muitas vezes há espaço para você atuar e você não soube aproveitar certo nicho do segmento e apenas está focado em atingir o mesmo público do seu concorrente.

A história de Vilmar demonstra exatamente isso. O empreendedor não estava conseguindo competir com uma grande empresa internacional que dominava o mercado de produção de aço. Qual foi a solução encontrada? O fato é que Vilmar soube aproveitar uma demanda pouco explorada pela gigante da época: os pequenos e médios empresários. Ele revendia por um preço mais abaixo do que o mercado, tornando-se competitivo, e lucrava em volume. Afinal, vários clientes pagando pouco somavam o valor e volume de um grande comprador. Ou seja, ela ofereceu uma solução na medida para o pequeno empresário.

Comentários