Arione teve uma infância de muitos desafios, era gago e tímido. Trabalhou desde cedo para poder comer. Quando mais jovem aproveitou uma oportunidade de trabalho e começou a atuar no ramo de ótica, montava os óculos solitário em um laboratório nos fundos da loja. Ao meio dia os entregava para os clientes, quando seu gerente percebeu que ele tinha muita habilidade no atendimento e que poderia se tornar um excelente vendedor. Conheceu Vidal num de seus novos desafios, seu parceiro para vida toda.
Flávia Lippi ensina o que é growth mindset, como se relaciona com a cultura de crescimento e como desenvolver essa mentalidade.
Conheceu sua esposa Vera Lúcia em Fortaleza, quando foi à trabalho por 30 dias, foi amor à primeira vista, noivou e casou em pouco tempo. Passado um tempo, a loja em que trabalhava faliu e foram demitidos. Neste momento, voltou para a casa da sogra em São Luís e esperou a indenização para pôr em prática seus planos, mas novos desafios entram em cena.
Luiz Mello ensina sobre empreendedorismo e a necessidade do empreendedor ser criativo para fazer o possível com restrição de recursos.
Depois de pouco tempo abriu a segunda loja, ampliou sua rede engajando irmãos, cunhados e depois os sobrinhos em novas lojas. Contratou uma agência e uma emissora de TV, para divulgar sua ótica.
Para crescer, são necessárias parcerias e sociedades. Flávia Lippi ensina sobre a estrutura de parcerias para fortalecer o crescimento.
Em 2006 tinha 256 lojas só com os familiares. Neste momento Arione sentiu que era hora de formatar e formalizar as lojas. Tinha os dados dos franqueados com CNPJ e convocou todos para uma convenção, no Hotel Transamérica. Anunciou que já tinha os contratos para abrirem suas filiais. Teve adesão de 100%.
Luiz Mello fala sobre como selecionar um local para instalação de um negócio e os desafios para analisar e ter resultados em cada local.
As Óticas Carol e as Óticas Diniz tinham um acordo, mas com a Carol sendo vendida esse acordo foi desfeito e uma nova janela de oportunidade se abriu à Arione Diniz. O assédio de investidores internacionais para a venda. Mas, e o sonho de seus colaboradores?
Luiz Mello fala sobre o que terceirizar e o que focar. Crescer com base naquilo que se faz de melhor e de diferencial. Terceirizar aquilo que for transacional e staff.
A história das Óticas Diniz está atrelada à cultura, à experiência de seu fundador. Reforçar a cultura, com a segunda geração, é portanto missão necessária. Hoje o maior desafio é estar à frente da tecnologia, do comportamento do comprador, é prever e se moldar no intuito de atender a quem nasce hoje. Estar à frente da evolução.
Flavia Lippi ensina sobre a importância da comunicação / cultura para fortalecer crescimento, comunicação não violenta. Cultura de crescimento deve ser forte o suficiente para perdurar em diferentes gerações da empresa.
Aprenda com experiências reais e aplique no seu projeto.