O senso comum de que sustentabilidade é apenas um item para constar na gestão da imagem da empresa está ultrapassado. Você já parou para pensar que implementar uma estratégia de sustentabilidade pode lhe garantir o sucesso do seu negócio? Pois é exatamente isso que Reginaldo Morikawa faz há quase 20 anos liderando uma das marcas pioneiras em sustentabilidade e alimentos orgânicos no Brasil, a Korin.
Sustentabilidade como estratégia de negócio
Em nossa primeira aula sobre o tema na plataforma do meuSucesso, aprendemos com a experiência de Reginaldo que o valor de negócios sustentáveis é muito maior do que o monetário. Segundo o CEO, essa estratégia possibilita entregar além do esperado pelo consumidor, pois incluem-se valores intangíveis e benefícios a longo prazo.
Mas como um pequeno e médio empreendedor pode desenvolver um negócio sustentável? Primeiro, é necessário desmistificar que esse tema seja algo exclusivo de grandes empresas e multinacionais. Proprietários de mercados de bairro, clínicas odontológicas, pet shops e salões de beleza também podem, e devem, incluir práticas sustentáveis nos processos e gestão do negócio, visando um desempenho melhor do seu negócio. Quando se compreende que essas práticas conferem um retorno positivo para sociedade, o receio e a inércia dão lugar a movimentos que geram valor.
Hoje, o interesse do consumidor por marcas que têm atitudes sustentáveis vem aumentando. A exigência do público por temas de relevância social força mudanças nas empresas. Mas por que não se antecipar e realizar modificações em seu negócio por livre iniciativa? Reginaldo fala que o empreendedor será forçado a migrar para modelos sustentáveis, seja “pelo amor ou pela dor”.
Ações simples para o seu negócio
No estudo de caso “Futuro Presente”, Morikawa traz insights de ações simples que todo empreendedor pode executar como um primeiro passo em direção a um negócio consciente e de valor que, ao ser percebido pelo cliente, o conquista e culmina em resultado positivo. Abaixo, listamos algumas sugestões que você pode incluir na sua empresa. Quais delas você já realiza ou poderia iniciar em curto prazo?
Incentive o uso de transportes alternativos | Em vez de ter 15 funcionários chegando na empresa com seus carros ou através de transporte público, por que não proporcionar um transporte fretado? Assim, você contribuirá para a diminuição da emissão de carbono e ainda garantirá que todos os funcionários cheguem no mesmo horário. |
Verifique enquadramentos e o cumprimento das leis ambientais. | – Política Nacional de Resíduos Sólidos: adequar as práticas à diminuição do descarte de resíduos através do tratamento e reutilização dos mesmos. – Política Nacional de Recursos Hídricos: o uso racional de água, além de garantir redução de custos, contribui para o futuro das próximas gerações. |
Economize papel e plástico. | – Rever a necessidade de gerar documentos impressos. – Trocar o uso de copos plásticos por canecas laváveis ou garrafinhas personalizadas. – Reutilizar folhas de papel impressas para rascunho ou blocos de anotação. |
Evite desperdício de água e energia. | – Instalar um sistema de reuso de água é uma excelente alternativa. Porém, você pode realizar medidas de curto prazo como: instalar torneiras automáticas. – Sempre desligar os computadores, equipamentos elétricos e as luzes ao final do expediente. |
É preciso desmistificar a ideia de que é uma operação cara ou que irá deixar sua empresa em desvantagem competitiva. O empreendedor que investe nesse tema entende melhor qual é sua proposta de valor e como superar seus desafios a partir da sustentabilidade.
É um movimento mundial e irreversível. Todos precisarão se adequar a essa nova realidade. A diferença de começar por livre iniciativa é que essa mudança se concretizará em uma maior vantagem, assim como Reginaldo Morikawa experimentou com a Korin um crescimento de mais de 800% nos últimos anos.
Clique aqui e assine nossa Newsletter e não perca nosso conteúdo semanal, temos textos novos toda semana.