Com certeza você já ouviu falar desse grande empresário brasileiro que construiu uma rede de franquias e popularizou o mercado de óculos de sol. Caito Maia, um verdadeiro rockstar, tem uma história brilhante de conquistas e hoje vamos falar um pouco da trajetória desse tubarão, ele que integra o quadro de investidores do programa Shark Tank Brasil e incentiva pequenos empreendedores em seus negócios, se tornando sócio.
Nascido na cidade de São Paulo, Caito é filho de músico, o que o influenciou na adolescência, quando sonhou e tentou viver da arte. Foi também nessa fase que ele venceu uma das batalhas que enfrentou, com disciplina de quartel, em seis meses perdeu 50 kg e nunca mais engordou.
Quem vende, empreende
A vida empreendedora teve início quando ele percebeu que vender era um bom negócio. Flávio Augusto já diz que quem sabe vender, sabe empreender. Vendas é o motor de qualquer negócio e não à toa, promove o sustento de muita gente. O insight empreendedor de Caito foi quando ele retornou dos Estados Unidos, onde havia frequentado a Berklee College of Music (ainda na tentativa de se tornar um rockstar), e trouxe de lá 200 pares de óculos para vender aos amigos. As peças se esgotaram em menos de três dias, então percebeu que a ideia estava dando certo e repetiu a estratégia de ir aos Estados Unidos.
Sem capital inicial, mas com muita garra para concretizar o esquema, Caito fazia um rolo enorme, mas que dava certo. Pegava cheques emprestados para 30 dias, adiantava a quantia com um agiota, viajava para o exterior, comprava os modelos, vendia para os brasileiros, pagava ao agiota e rasgava o cheque. Arriscado! Mas um empreendedor tem no sangue a vontade de vencer e pra isso, busca soluções. O negócio foi tomando forma e ganhando visibilidade, e foi aí que ele criou o primeiro empreendimento: a Blue Velvet, uma atacadista de óculos. Caito chegou a ter 250 clientes de atacado no Brasil. Porém, como não tinha fluxo de caixa e três deles não lhe pagaram, acabou falindo. Faltou experiência na área financeira, o que acontece com muitos empreendedores.
Nem tudo – ou melhor, quase nada dá certo assim, de primeira. Mas ele entendeu que vender óculos tinha tudo pra dar certo e optou em deixar de lado a vontade de viver de música. Caito Maia foi vocalista da banda Las Ticas Tienen Fuego, que, em 1996, chegou a ser indicado para uma das categorias do prêmio Video Music Brasil, da MTV. A banda também fez turnês pelo Brasil e chegou a negociar com a Sony Music. Porém, ele sentiu na pele que o caminho para se tornar um “rockstar” nacional é mais difícil do que ele imaginava. Então, pegou os óculos que haviam sobrado da Blue Velvet e montou um estande no Mercado Mundo Mix – um marco na moda brasileira -, era uma feira itinerante de São Paulo.
Em 1997, então, ele teve que dar nome ao seu espaço e criou, com um amigo publicitário, a Chili Beans! A pimenta tem tudo a ver com a personalidade de Caito e a marca fez um sucesso enorme! Mais de 20 anos depois, hoje consolidada como a maior rede especializada em óculos escuros e acessórios da América Latina, a Chilli Beans tem mais de 900 pontos de vendas em nove países e gera um faturamento anual de mais de R$ 700 milhões.
Caito Maia e a pandemia
Inquieto por natureza e com a cultura da inovação povoando a mente dele, com a chegada da pandemia e o fechamento de todos os seus pontos de venda, Caito rapidamente reuniu o time em busca de soluções para que sua rede de franqueados não fosse prejudicada. Uma relação forte e sólida entre franqueador e franquias fez com que as ações fossem adotadas e praticadas. Caito Maia, que fabrica seus produtos na China, estava de olho no que estava acontecendo por lá e trouxe a Chili Beans Circus, que são sessões de live commerce que ele mesmo apresenta. Mais do que uma ação durante a pandemia, o evento deve integrar o calendário mensal da marca. Visionário, entendeu que os quase 8 milhões de seguidores que têm em todas as redes sociais, seria uma boa audiência para não parar de vender em momento nenhum.
Caito e sua diretoria, criaram um plano para atravessar o ano complicado e cortaram custos, reduziram a folha e aumentaram a produtividade dos vendedores, fortaleceram as vendas de óculos de grau, além de um site novo que permite ao consumidor experimentar os modelos virtualmente. Mesmo em um cenário de crise, a Chili Beans continua crescendo e isso se deve ao seu fundador e CEO, que não para.
É ou não é um empreendedor que encara o desafio e não tem medo de arriscar? Tanto é que já foi objeto de estudo de caso no meuSucesso e sua trajetória foi contada em formato de documentário cinematográfico. É aprendizado, mão na massa e muito insight. Vem saber mais sobre criação de marca, branding, marketing, vendas e muito mais. Tenho certeza que você está curioso para conhecer todos os detalhes que fizeram do apimentado Caito Maia um dos empresários mais respeitados do país. Vem aprender com ele! Conheça mais da história e da mente Caito Maia clicando aqui.
Aline W de Paula