Cássio Spina conta o que é preciso fazer e como se preparar para fazer um bom discurso e apresentar seu negócio a um investidor


O pitch é uma ferramenta utilizada pelos empreendedores para “vender” o projeto da sua empresa para potenciais investidores. Normalmente o tempo de apresentação é curto, e nele devem conter informações que sejam capazes de captar o interesse dos investidores, para uma apresentação mais detalhada e quem sabe um possível investimento.

Um investidor anjo assistirá a muitos pitchs até encontrar aquele pelo qual terá interesse, mas quais são os critérios que devem ser observados nessas ocasiões?

Antes de responder a esta questão, é fundamental que se elabore um plano de investimento que possa guiá-lo nas decisões em relação ao direcionamento dos aportes. Este plano deve conter entre outras informações:

  • O valor disponível para investir
  • Qual o retorno sobre o investimento que deseja ter.
  • Quais os critérios mais relevantes para você em relação ao negócio
  • Como pode contribuir para o negócio
  • Qual mercado tem conhecimento para investir e contribuir

Com o suporte destas informações o investidor estará mais focado para identificar a proposta que melhor se alinha aos seus pré-requisitos. Conforme artigo da Inc.com oferecemos algumas observações a serem feitas durante a apresentação de um Pitch.

  1. Dor do cliente: descreva a dor do cliente e como você resolverá
  2. Oportunidade de mercado: A solução apresentada possui um mercado amplo e potencial de crescimento?
  3. Estratégia: Há uma definição clara de quem serão os consumidores e como serão alcançados numa operação eficiente de baixo custo?

É possível um crescimento sustentado e acelerado sem a necessidade de grandes investimentos adicionais ou de pessoas ou competências específicas?

Possui um diferencial claro e significativo em relação aos concorrentes diretos e indiretos? Planos de barreiras de entrada?

  1. Visão geral da empresa: Quem são os fundadores, membros importantes do time e conselheiros, quais seus históricos profissionais e expertise?
  2. Estágio de Desenvolvimento: do produto, das vendas ao consumidor e de parcerias
  3. Riscos e desafios: O que pode dar errado e como planeja administrar a situação?

Aqui também vale atentar ao comprometimento dos empreendedores com o projeto, e a possibilidade de perseverar perante possíveis adversidades ao longo do caminho.

  1. Projeções Financeiras: Quanto tempo e capital serão necessários para alcançar o break-even? Quais são as projeções para o melhor, médio e pior cenário num prazo de cinco anos?
  2. Opções de Exit: Quem poderiam ser potenciais compradores? Quem se interessa pelo que está sendo construído? Quanto costumam pagar? Quanto de crescimento, receita ou tração será necessário para alcançar o interesse destes compradores?
  3. Condições do termo: O valor solicitado está de acordo com o valor disponível para investimento?

Ele será usado de maneira eficiente?

Quais metas poderão ser alcançadas com seu uso?

O percentual de participação oferecido justificará o investimento financeiro e intelectual? http://www.inc.com/christopher-mirabile/pitch-deck-fundamentals-what-you-need-to-include.html

 

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Cassio Spina

Engenheiro eletrônico formado pela Escola Politécnica da USP, foi empreendedor por 25 anos na área de tecnologia, atualmente exercendo a atividade de investidor anjo para startups e advisor/conselheiro de empresas. É o fundador da Anjos do Brasil, organização sem fins lucrativos de fomento ao investimento anjo e da Altivia Ventures, empresa de investimentos e advisoring. Também é colunista/colaborador de diversas publicações, mentor da Endeavor, conselheiro de empresas e autor dos livros “Dicas e Segredos para Empreendedores” e "Investidor-Anjo - Guia Prático para Empreendedores e Investidores".