Na hora de montar e desenvolver um negócio, o empreendedor, principalmente o de ''primeira viagem'', se depara com muitas dúvidas e incertezas. Análises erradas e decisões impensadas podem, muitas vezes, levar ao fracasso do empreendimento. Como diminuir as chances de erros e garantir a condução de um negócio eficaz? É verdade que só se aprende na prática, mas contar com a ajuda de um mentor pode ajudar – e muito – no processo.
Nesse sentido, dois métodos são conhecidos do público: o coaching e o mentoring. No primeiro, o processo é conduzido por um profissional credenciado, o coach que auxilia o ''coachee'' a planejar e traçar objetivos. Com o coaching, o profissional ''sairá do estado atual para o desejado, entrará num processo de evolução contínua, em busca dos resultados desejados'', explica o Master Coach José Roberto Marques.
Já no mentoring, um profissional geralmente mais velho e experiente orienta o mais jovem, sem estabelecer prazos e objetivos concretos, já que a condução é contínua, de acordo com a evolução do profissional. "No mentoring a condução é feita por um especialista em determinada área que dará instruções, dentro de sua experiência, aos mais jovens, visando crescimento profissional", afirma Marques.
Algumas dicas são úteis para quem deseja encontrar o melhor mentor para o seu negócio:
1. Avalie a experiência
Ser mais velho ou ter muito tempo de mercado não significa, necessariamente, que o profissional será um bom mentor. Considere que tipo de experiência o seu mentor possui, em quais áreas já trabalhou e os cargos que ocupou. Funções diferentes implicam em habilidades diferentes, que podem se encaixar ou não com o conhecimento que você procura.
2. Considere os valores e missão de seu negócio
É importante que o seu mentor entenda a missão da sua empresa e tenha valores compatíveis com os da sua organização.
3. Não se atenha ao sucesso de seu mentor
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.