Ninguém gosta de errar, pode ter certeza! Entre empreendedores, são comuns os mantras “fail fast” e “fail better”, que remetem a abraçar o fracasso e ser mais rápido ou melhor em cada erro. Mas o que não está tão explícito nessas frases é que fracassos não são nada bons. A perseverança e os aprendizados associados com os erros é que são.
Fábio Di Giacomo, Master Coach e fundador da UM%, vem se aperfeiçoando no estudo sobre o comportamento do empreendedor há mutos anos. Para Fábio, é muito clara a necessidade de aprender com o fracasso e perseverar, ou seja, buscar diferentes formas para chegar ao objetivo final. A habilidade de se levantar, se adaptar e aprender com os percalços do caminho é a mais importante para quem se propõe a empreender, uma vez que os fracassos virão com certeza.
Mas como cultivar essas habilidades quando nos sentimos incapazes e somos dominados pela vergonha? Thomas Edison fracassou dez mil vezes durante a jornada para inventar a lâmpada elétrica. Ele costumava dizer que havia descoberto dez mil jeitos que não funcionam de fazer uma coisa e por isso não se sentia vencido, porque todo erro era mais um passo à frente.
Lembre-se que qualquer fracasso só é fracasso sob uma única métrica. Muitas vezes, miramos no que vemos e acertamos o que não vemos.
Basta lembrar o famoso discurso de Steve Jobs, sobre como ele conseguia conectar os pontos de todos os episódios de fracasso da sua vida profissional, e de como cada um deles contribuiu para o resultado final e quem ele havia se tornado.
Boa jornada a todos nós!
Confira entrevista, realizada pela Endeavor, com Fábio Di Giacomo, Master Coach e fundador da UM%.
Conteúdo originalmente postado em Endeavor e gentilmente cedido ao meuSucesso.com
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.