Uma das ferramentas de engajamento de públicos mais comentadas do momento, é o storytelling


Por onde começar? Como evitar ruídos? Como orquestrar diversos assuntos? Como chamar a atenção do seu público? Como motivar? A força de uma história certa na mudança de comportamento das pessoas pode estar em um livro ou em um filme também. Tenho selecionado curiosidades que ,aparentemente, não ensinam empreendedores a fazer com que seus negócios deem certo. Entretanto ao viver a vida de outro, nosso cérebro entra em ação e, por pelo menos cinco dias, nossa neuroplacidade é ampliada por estas histórias que nos move.

Filmes

1. Em Boa Companhia
Diretor: Paul Weitz
Ano: 2005
Duração:170 min

O jovem publicitário Carter Duryea (Topher Grace) assume a chefia de vendas da revista Sports America, posto que era ocupado por Dan Foreman (Dennis Quaid).

“O jovem entra afoito na empresa acha que vai conquistar espaço que não havia sido conquistado antes e o personagem do Dennis Quaid começa a fazer perguntas para ele se ele acha que aquela é a melhor estratégia”. Ao invés de adotar uma postura de mentor, o profissional mais experiente estimula o mais jovem a pensar nas decisões que está tomando.

2. Gandhi
Diretor: Richard Attenborough
Ano: 1982
Duração: 188 min

O filme conta a trajetória do indiano Mohandas Karamchand Gandhi (Ben Kingsley) que, com manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos.

“As pessoas que passavam por Gandhi faziam perguntas a ele que, ao invés de responder fazia outras perguntas”.As pessoas, ao pensarem sobre as perguntas feitas por Gandhi, passavam a entender o que estava por trás das decisões do líder.

3. Mister Holland – Adorável Professor
Direção: Stephen Herek
Ano:1995
Duração: 140 min

Em 1964, um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música.

“O professor faz perguntas, provoca os alunos perguntando por que ocupam aquele espaço, qual o papel de cada um dentro do grupo”. A atuação do professor faz com que os estudantes se coloquem uns no lugar dos outros.

Livros

1. Marketing na Era Digital 
– Martha Gabriel. Ed Novatec, 2010 (** best seller **)

Esse livro aborda, em linguagem simples e objetiva, a importância estratégica do marketing nesse novo contexto que engloba o digital e a plataforma participativa da Web 2.0 como elementos essenciais a serem considerados em ações de sucesso. Para empreendedores um entendimento de como vender ideias, projetos, produtos no mundo de agora.

2. Mito do Carisma (The Charisma Myth) – Cabane, Olivia Fox / Elsevier – Campus

O mito do carisma é a ideia de que o carisma é uma qualidade fundamental inata que algumas pessoas possuem. Mas a premissa da autora é justamente mostrar que esta teoria não é verdade. Olivia Fox Cabane procura revelar que os comportamentos carismáticos podem ser aprendidos e aperfeiçoados por qualquer pessoa.

3. Daniel Pink: "Vender é humano" To sell is human – Daniel Pink

Pink descobriu que a média, no caso de todos os trabalhadores — independentemente do tipo de trabalho que realizavam —, era de 41% do seu tempo gasto com atividades semelhantes a vendas. "É tempo demais. São 24 minutos a cada hora", disse. "A verdade é essa: queiramos ou não, estamos todos trabalhando com vendas atualmente. Dedicamos grande parte do nosso trabalho a convencer as pessoas e a vender produtos e serviços a elas."

Por que as pessoas sentem vergonha ou medo de vender? Por que não focar a expertise de sua vida, seu negócio para realmente vender e ganhar com isso?

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

flávia Lippi

É comunicadora, master coach e trainner internacional, palestrante com 21 anos de experiência em televisão e autora de 8 livros na área de comportamento.