Gestão

A hora do feedback - por Sofia Esteves

11/01/2016 • por Sofia Esteves

Dar um feedback é um recurso valioso, se bem aplicado, que pode gerar o crescimento tanto da empresa quanto do funcionário

O começo do ano é um momento em que todos fazem um balanço dos últimos meses e planos para o ciclo que se inicia. E mesmo que a sua empresa ainda não tenha um processo formal de avaliação de desempenho, este é um momento propício para se dar um feedback a respeito do desempenho das pessoas que trabalham com você. E se você não tem o hábito de dar feedbacks para a equipe constantemente, esta é uma boa prática para se adotar no ano que se inicia.

O feedback pode e deve acontecer com frequência. A cada entrega ou momento de mudança. Quando é dado logo após um comportamento ou situação inadequada é melhor compreendido.

É um recurso valioso para alinhar expectativas, unir as pontas soltas e fazer com que todos aprendam e cresçam juntos como profissionais, conquistando melhores resultados para a empresa. E para te ajudar a usá-lo da melhor maneira possível, coloco a seguir algumas dicas:

- Escolha um momento e local livre de interrupções e reservado.

- Inicie levantando e valorizando os pontos positivos e seus impactos.

- Ao falar sobre os pontos negativos e seus impactos, cite situações específicas.

- Seja descritivo e específico – foque no comportamento e não na pessoa (não faça julgamento de valor).

- Direcione o feedback para comportamentos que o profissional possa modificar.

- A cada ponto colocado, procure entender como o receptor se percebe em relação ao mesmo, buscando sempre construir um raciocínio conjunto.

- Sugira comportamentos alternativos e mostre benefícios.

- Coloque-se à disposição para retomarem algum ponto depois, se necessário. Às vezes um feedback pode demorar para ser assimilado.

Espero que neste ano você tenha muitos feedbacks positivos para dar. Que os feedbacks negativos sejam dados de maneira construtiva para que todos saiam ganhando e possam crescer juntos. Feliz 2016!

Comentários

Quem escreve

Sofia Esteves

Presidente do Conselho em Grupo DMRH /Cia. de Talentos

Fundadora e presidente do Conselho do Grupo DMRH, compartilha neste espaço o que há de mais novo em carreira e gestão de pessoas. Ideias, reflexões e tendências para impulsionar o desenvolvimento pessoal dos empreendedores e de sua equipe.